Enquanto trabalha em seu novo propulsor tetracilíndrico, a MV Agusta revelou a Turismo Veloce 800 Lusso SCS, uma versão especial da crossover focada em longas viagens, que traz um inovador câmbio automático, que promete deixar a pilotagem mais prazerosa e esportiva. De acordo com a Casa de Varese, o SCS – (Smart Clutch System) tem como grandes diferenciais o peso, que é idêntico ao sistema convencional e o fato de permitir que o piloto interfira sempre que achar melhor sem precisar voltar o sistema para um “modo manual”. Ao contrário de algumas motos da Honda, por exemplo, que utilizam Dupla Embreagem (DCT), a MV manteve o manete de embreagem e o pedal de câmbio para quem quiser pilotar trocando as marchas normalmente.
Outro benefício pelo novo câmbio – que fica evidente na moto por conta das peças pintadas em vermelho e a capa transparente – é o desempenho. Com o novo SCS, a Tursimo Veloce ficou ainda mais “sport” do que “touring”, saindo da imobilidade aos 100 km/h em cerca de três segundos, marca suficiente pra fazer inveja em superbikes e que extrai o máximo do propulsor tricilíndrico de 798 cm³ com arrefecimento líquido.
Já o preço, como é de se esperar nas motos da MV Agusta, ele é salgado até para os padrões do Velho Mundo. A nova Turismo Veloce 800 Lusso SCS é vendida na Itália por 21 490 euros, o que corresponde a mais de R$ 94 mil em uma conversão direta. No Brasil, embora o site nacional ainda esteja no ar, a marca segue sem uma representação oficial e seu último modelo lançado aqui foi a supermoto Rivale 800, em 2014.