A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, na última semana, o projeto de lei que concede isenção de IPVA para motocicletas de até 180 cilindradas. A medida, que ainda aguarda sanção do governador Tarcísio de Freitas, representa uma mudança significativa para o bolso de milhões de motociclistas paulistas e deve entrar oficialmente em vigor no calendário de 2026, apesar de ter sido aprovada no fim de 2025.
Segundo o Governo do Estado, o objetivo da isenção é aliviar o orçamento de trabalhadores que utilizam a moto como principal ferramenta de sustento, como entregadores e prestadores de serviço, além de contribuir para a mobilidade urbana em um estado com frota crescente de veículos de duas rodas. Para ter direito ao benefício, o proprietário precisa ser pessoa física e a motocicleta deve estar com registro e licenciamento em situação regular.

Ampliação do limite inclui motos líderes de mercado
Inicialmente, o projeto previa a isenção apenas para motos de até 150 cilindradas, o que deixaria de fora alguns dos modelos mais populares do país, como a Honda CG 160, líder absoluta de vendas no Brasil, além de Yamaha Factor 150 e Shineray SHI 175. Com a ampliação do limite para 180 cc, o alcance da medida aumentou de forma expressiva, incluindo motos utilitárias, scooters e até modelos com perfil mais esportivo.

De acordo com estimativas oficiais, a nova regra deve beneficiar até 4,3 milhões de motocicletas, o que representa cerca de 76,3% de toda a frota de motos registrada em São Paulo, atualmente estimada em 5,7 milhões de unidades. O impacto fiscal é compensado, segundo o governo, pelos ganhos sociais, econômicos e de mobilidade.
Lista de modelos isentos de IPVA em São Paulo
Entre os modelos que passam a contar com isenção de IPVA estão motos de baixa e média cilindrada amplamente utilizadas no dia a dia, tanto para trabalho quanto para deslocamentos urbanos. A relação inclui opções como Avelloz AZ1 e AZ125, Bull F5 Plus, BMS 180 e BMT 180, Dafra Cruisym 150, além de diversos modelos da Haojue, como Lindy 125, NK 150, N6 150, DK 150 e Chopper Road 150.

Na linha da Honda, entram na lista Pop 110i, Biz 125, Elite 125, PCX 160, ADV, CG 160 e NXR 160 Bros, além da Mottu Sport 110i. A Shineray também aparece com uma ampla gama de modelos isentos, como JET 125, Worker 150, JEF 150, Rio 125, JET 50, Phoenix 50, Free 150 EFI e Rio 125 EFI, assim como a SBM New Jef 150.
Entre as Yamaha contempladas estão Fluo 125, FZ15, Crosser 150, NMAX, R15, Aerox 160 e a elétrica Neo’s Connected, reforçando que a isenção não se limita apenas a motos de entrada, mas também alcança scooters e modelos com proposta mais tecnológica.

Com a expectativa de sanção do governador, a nova regra coloca São Paulo entre os estados mais avançados do país em políticas de incentivo ao uso da motocicleta como meio de transporte acessível e ferramenta de trabalho, impactando diretamente milhões de condutores a partir de 2026.
Motos que ficam isentas de IPVA em São Paulo
Avelloz
- AZ1
- AZ125
Bull
- F5 Plus
- BMS 180
- BMT 180

Dafra
- Cruisym 150

Haojue
- Chopper Road 150
- Lindy 125
- Nex 115
- DK 150
- DK 160
- DR 160
- NK 150
- Master Ride 150

Honda
- ADV
- Biz 125
- CG 160
- Elite 125
- NXR 160 Bros
- Pop 110i
- PCX
Mottu
- Sport 110i

Shineray
- JET 125
- Rio 125
- Worker 150
- JEF 150
- JET 50
- Phoenix 50
- Free 150 EFI
SBM
- New Jef 150

Yamaha
- Aerox 160
- Crosser 150
- Factor
- Fluo 125
- FZ15
- Neo
- Neo’s Connected
- NMAX
- R15
