Se você gosta de motor, essa noticia vai te conquistar! Isso porque a Motori Minarelli, adquirida recentemente pela Fantic, revelou a versão final do seu motor monocilíndrico de 300 cm³ injetado, com arranque elétrico e principalmente os 2 tempos.
E falando em Fantic, você sabe que ela virá para o Brasil em 2023, não é? Se você perdeu essa notícia, clique aqui para acompanhar os detalhes.
Essa é uma excelente notícia para os motores térmicos e para a prática do enduro, mas não é só isso. As restrições ambientais complicaram a vida dos motores de 2 tempos. Nesse sentido, vários fabricantes tentaram contrariar essa tendência, a Honda com o EXP2, de 1995, e a Aprilia, com o pequeno motor 50 Ditech, mas ambos os estudos ficaram apenas no projeto.
A Minarelli já tinha mostrado no final de 2019 um protótipo de motor de injeção de 2 tempos equipado com arranque elétrico que pretendia ser muito mais respeitoso com o meio ambiente.
Dessa forma, a marca de motores italiano, que trabalha com a Universidade de Modena para a dinâmica dos fluidos, desenvolveu um motor de ciclo de 2 tempos equipado com injeção eletrônica muito avançada.
Detalhes do novo motor Minarelli
A saber, isso contribuirá para a sua despoluição e, portanto, vai permitir atender ao padrão Euro5. O motor também será equipado com uma nova válvula de escape habitual em unidades a 2 tempos que aumentará o seu desempenho, segundo a Minarelli.
Este elemento de 300 cm³, a futura estrela da gama Fantic, deverá equipar a próxima 300 XE do fabricante italiano.
Desse modo, com este novo motor, acima de tudo a Minarelli permitirá à Fantic homologar os motores Euro5 300 cm³ de 2 tempos e assim competir com a KTM no mercado de enduro.
E tem mais…
Isso certamente representa uma boa notícia para o mundo dos motores de combustão interna e para os pilotos da modalidade enduro. Com efeito, o mercado off-road nacional e internacional ainda se encontra centrado nos motores de 2 tempos.
Mas a Motori Minarelli-Fantic não deseja se fechar neste nicho, e já está com um projeto em andamento de um novo motor de 2 tempos de 50 cm³. Um coração que, de fato, vai suceder ao AM6 de 50 cm³ com carburador e já adaptado ao Euro5, que atenderá ao Euro5+ via injeção eletrônica. Vamos aguardar mais informações.
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E você, acha que esse motor vai dar uma aquecida no pessoal do off-road e no mercado em geral? Deixe sua opinião nos comentários!