Moto Morini

Moto Morini Sport: a lenda retorna com a forte tradição italiana e tecnologia moderna

  • Publicado: 27/06/2025
  • 3 Minutos de leitura

A lendária Moto Morini Sport está de volta, e ela retorna com uma abordagem que combina a tradição ancestral da marca italiana com uma dose caprichada de tecnologia contemporânea e um desempenho totalmente atualizado.

imagem lateral Moto Morini 3½ Sport 2025

Este lendário modelo chamado 3½ Sport, que marcou época quando foi apresentado em 1974 com o design revolucionário assinado pelo mestre Franco Lambertini, busca agora seduzir os entusiastas modernos, provando que é possível honrar o passado sem abrir mão do futuro.

Design: o equilíbrio perfeito entre clássico e contemporâneo

A fabricante italiana conseguiu um feito e tanto ao reinterpretar a 3½ Sport, encontrando um equilíbrio harmonioso entre passado e presente. Inspirando-se na versão original, a renovada 3½ Sport preserva a tradicional pintura vermelha que a caracterizou, mas adota agora contornos mais suaves e arredondados, conferindo-lhe uma elegância sutil e moderna.

imagem traseira Moto Morini 3½ Sport 2025

O tanque alongado em formato de gota mantém-se fiel ao desenho clássico, um charme à parte que remete diretamente à sua ancestral. Ele é complementado por um assento duplo de alturas diferenciadas, que se estende parcialmente sobre o reservatório, oferecendo conforto e uma estética convidativa.

Com traços elegantes e desportivos, esta naked contemporânea da Moto Morini exibe iluminação totalmente LED, incluindo o farol circular dianteiro, que mantém o charme retrô, e o pequeno farolim traseiro redondo, garantindo visibilidade e um toque de modernidade. O design é finalizado com as placas laterais que ostentam a designação do modelo, assim como na versão de 1974, mas agora sobre um fundo negro que realça a modernidade.

imagem Moto Morini 3½ Sport

Ciclística: agilidade e acessibilidade para todos

A nova 3½ Sport foi pensada para ser uma motocicleta ágil e acessível, ideal para condutores de diferentes estaturas e níveis de experiência. Com uma distância entre eixos de 1.420 mm e um peso a seco inferior a 165 kg, ela promete ser fácil de manobrar tanto no trânsito urbano quanto em estradas sinuosas. A altura do assento, fixada em 780 mm, e o guidão largo proporcionam uma posição de pilotagem confortável e um controle facilitado, transmitindo confiança ao piloto desde o primeiro contato.

imagem painel Moto Morini 3½ Sport

Motorização V2: a alma do legado, com fôlego renovado

Como uma homenagem à versão ancestral, a motorização da nova 3½ Sport adota uma configuração que é pura herança Morini: um V2 a 60°, de 4 tempos e 350,3 cm³ de cilindrada. É o coração da moto, pulsando com a tradição da marca, mas com o fôlego da engenharia atual.

imagem motor Moto Morini 3½ Sport

A potência atinge 32,6 CV às 8.500 rpm, enquanto o torque máximo é de 3,2 kgf.m às 6.500 rpm. Graças à uma relação de compressão de 12,8:1 e ao sistema de arrefecimento líquido, este propulsor assegura acelerações vivas, permitindo atingir uma velocidade máxima de 150 km/h. Homologado segundo as rigorosas normas Euro 5+, o motor promete ser eficiente, permitindo percorrer distâncias consideráveis sem reabastecimento, beneficiando também do tanque de 15 litros.

Chassi e freios: segurança e conforto em sintonia

A robustez da 3½ Sport assenta num quadro de berço duplo em aço, complementado por um braço oscilante em alumínio, garantindo rigidez e leveza na medida certa. O sistema de freios é de ponta e garante a segurança com um disco dianteiro de 300 mm com pinça de 4 pistões opostos e um disco traseiro de 255 mm com pinça de 2 pistões. Ambos os freios são assistidos por ABS de duplo canal, oferecendo máxima segurança em qualquer condição.

imagem suspensão Moto Morini 3½ Sport

No que diz respeito às suspensões, a Moto Morini optou por um garfo dianteiro invertido de 43 mm que oferece um curso de 120 mm. Na traseira, um monoamortecedor ajustável na pré-carga da mola proporciona igualmente 120 mm de curso. Esta solução moderna substitui os tradicionais amortecedores duplos traseiros da versão de 1974, conferindo à nova 3½ Sport um comportamento mais atual, uma condução mais estável e, claro, mais conforto.

LEIA MAIS: Suzuki V-Strom 800DE acelera no BITES 2025 em Cuiabá com jovens talentos

Compartilhe nas redes sociais


Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado