A Moto Morini Corsaro Sport é o modelo mais esportivo da nova geração da marca italiana, uma moto que compartilha grande parte da sua mecânica com a sua irmã naked, mas que se destaca pela sua posição de pilotagem e pela carenagem como uma verdadeira supersport.
A máquina faz parte dos novos modelos apresentados no EICMA 2023, uma série de motocicletas que usam a mesma arquitetura de seu motor, em todos os casos V-twin, mas com cilindradas que variam entre 750 e 1.187 cm³, e também em sua orientação, já que as de maior porte são voltadas para os segmentos de aventura e naked clássica, enquanto as menores foram instaladas em motos mais dinâmicas.
É o caso da Corsaro Sport, com um aspecto totalmente esportivo graças a uma carenagem integral e uma posição de condução mais recolhida que suas irmãs.
LEIA MAIS:
Motor já conhecido
O propulsor da Moto Morinio Corsaro Sport é idêntico ao da Corsaro naked, nova motorização que só compartilha com suas irmãs um V-twin, neste caso com ângulo de 90 graus. A cilindrada de 750 cm³ é conseguida com dimensões de 90 x 58,9 mm, com uma potência de 96 cv.
Este motor foi projetado com algumas peculiaridades como a rotação contrária do virabrequim em relação às rodas, para reduzir o efeito giroscópio total da motocicleta e melhorar o manuseio. Outra particularidade é que a lubrificação é feita por cárter seco para diminuir a altura total do motor e poder colocá-lo mais abaixo.
Chassi alternativo da nova Moto Morini Corsaro Sport
Utilizando o propulsor como elemento resistente do quadro, foi criada uma estrutura mista com uma parte frontal formando uma viga dupla de alumínio que sobe do tubo, e uma seção traseira feita de tubos de aço. O braço oscilante de alumínio está ancorado tanto no chassi quanto no motor.
As suspensões também são comuns com a naked, garfo invertido ajustável e sistema monoamortecedor com ligações que a ancora na parte superior ao próprio braço oscilante. As rodas de 17 polegadas são equipadas com pneus 120/70 e 190/55, e os freios, com discos de 320 mm e 220 mm são da Brembo, com pinças dianteiras monobloco de quatro pistões montadas radialmente.
Compacta
O equipamento eletrônico inclui os habituais modos de gestão do motor e ajudas eletrônicas, tudo gerido a partir do painel digital a cores. A motocicleta é muito compacta, com distância entre eixos de 1.462 mm, altura do assento de 840 mm e peso inferior a 200 kg.
A diferença fundamental da Moto Morini Corsaro Sport em relação à versão naked e às demais irmãs é a presença de uma carenagem integral que lhe confere um aspecto feroz, algo que vem acompanhado de uma posição de direção mais esportiva devido ao baixo guidão e banco com batente traseiro.
E aí, curtiu? Deixe sua mensagem aqui pra gente!