Quando a Moto Guzzi mostrou a maxitrail V85 TT ainda como conceito no EICMA, o Salão de Milão, de 2017, a ideia era que ela fosse lançada a tempo de comemorar o centenário da marca de Mandello del Lario, em 2021. Funcionou. A moto chega ao mercado já no ano que vem. Mas, a grande surpresa é que ela virá com um preço agressivo o suficiente para incomodar marcas tradicionais no segmento.
Isso nos Estados Unidos. De acordo com o site norte-americano Asphalt and Rubber, a moto será vendida por lá partindo de 11 900 dólares (mais R$ 46 mil) na cor cinza. O valor é menor do que os 12 000 dólares (quase R$ 46 500) do qual parte a Triumph Tiger 800 XR e também do que os 13 195 dólares (mais de R$ 51 mil) cobrados pela versão básica da BMW F 850 GS.
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O site diz ainda que a marca italiana também vai vender por lá a V85 TT Adventure, com malas e pintura tricolor (amarelo, vermelho e branco), que custará 12 990 dólares (pouco mais de R$ 50 mil). Ainda mais barata que a BMW e que as versões XRx e XRt da Tiger 800. Algo raro para um modelo italiano de alta cilindrada.
Com design alusivo à V75 TT de 1985, a sigla no nome da moto nova vem de “tutto terreno” (todo terreno em italiano), e não do famoso TT da Ilha de Man, como se imagina em uma primeira olhada. Para favorecer incursões fora do asfalto, a moto traz suspensões ajustáveis tanto na balança traseira como no garfo invertido dianteiro. O curso é de 170 mm para ambas as rodas. Essas, por sua vez, são raiadas e montadas com pneus 110/80 – R19” na dianteira e 150/70 – R17” atrás.
Nova motorização
A V85 TT também estreia o novo propulsor bicilíndrico em V da Moto Guzzi. Com 853 cm³ de capacidade, o propulsor conserva características da marca, como o arrefecimento a ar e a montagem transversão em relação ao corpo da moto. Ele entrega até 80 cv a 7 750 rpm, enquanto o torque máximo é na casa dos 8 kgf.m a 5 000 giros, mas a marca deixa claro que 90% já está disponível antes das 4 000 rpm.
O câmbio é de seis marchas e a transmissão final é por eixo cardã, favorito de muitos motociclistas que gostam de percorrer longas distâncias. Para esses, a nova Guzzi também vem com tanque com capacidade para 21 litros.
Quando o assunto é eletrônica, a moto também não faz feio. Três modos de pilotagem, controle de tração e um belo painel TFT se juntam ao ABS para conferir mais segurança, conforto e versatilidade ao conjunto. Por falar em conforto, a moto pesa a seco 208 kg e seu assento está a 830 mm do chão, como se pede em uma genuína aventureira.
Bem que o Grupo Piaggio – dono da Moto Guzzi – da poderia deixar de lado os imbróglios passados com antigos fornecedores por aqui e ampliar sua participação no Brasil para além dos scooter. A V85 TT encontraria diversos motociclistas interessados por aqui. Principalmente se viesse tão agressiva em termos de preço como nos EUA.