Mercado asiático cresce em volume e cilindrada
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Mercado asiático cresce em volume e cilindrada

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  • Publicado: 08/01/2013
  • Por: jmesquita

Como todos sabem, o mercado interno de motocicletas na &Aacute;sia est&aacute; se expandindo rapidamente. Isto &eacute;, al&eacute;m de grandes exportadores de motocicletas e scooter, pa&iacute;ses como China e &Iacute;ndia contam com cada vez mais motociclistas dentro de suas fronteiras. Assim, &eacute; natural que algumas tradicionais marcas, de olho nesses novos consumidores, invistam em novos produtos para garantir o seu &quot;peda&ccedil;o do bolo&quot;. Neste momento, as aten&ccedil;&otilde;es est&atilde;o voltadas para os modelos de m&eacute;dia cilindrada, naturalmente o segundo passo de quem j&aacute; iniciou no mundo das motocicletas com um modelo entre 100 e 200 cm&sup3;.<br /><br />Um bom exemplo disso &eacute; a indiana Bajaj, que vem mostrando um apetite enorme para ganhar mercado nesse nicho intermedi&aacute;rio. Grande parte dessa acelerada deve-se a parceria dos indianos com a KTM, que al&eacute;m de seguran&ccedil;a financeira, proporciona know-how e tecnologia at&eacute; ent&atilde;o inacess&iacute;veis &agrave; Bajaj.&nbsp; Um dos primeiros frutos dessa uni&atilde;o &eacute; a Bajaj Pulsar, modelo que compartilha o motor com a Duke 200 e que ter&aacute;, ainda neste ano, uma irm&atilde; mais potente, a Pulsar 375.&nbsp; O novo modelo indo-europeu estar&aacute; equipado com o mesmo propulsor da Duke 390, mas montado em um conjunto cicl&iacute;stico desenvolvido pela Bajaj. <br /><br />A Mahindra, outra gigante indiana do segmento – mais conhecida pelos seus autom&oacute;veis utilit&aacute;rios e pequenas motocicletas de 125 cm&sup3; -, tamb&eacute;m est&aacute; prestes a lan&ccedil;ar o seu pr&oacute;prio modelo de 300 cm&sup3;, de olho em uma boa fatia desse bolo. Na verdade, esse novo modelo Mahindra j&aacute; foi apresentado com o nome de Mojo, em 2010, mas v&aacute;rios problemas impediram sua produ&ccedil;&atilde;o. Agora, a expectativa &eacute; que neste ano a empresa finalmente comece a produ&ccedil;&atilde;o. O problema &eacute; que, mesmo em 2010, a Mojo n&atilde;o apresentava grandes inova&ccedil;&otilde;es, tendo suas ra&iacute;zes baseadas em um conceito da italiana Malaguti, a MR 250. <br /><br />A Hero &eacute; outra fabricante que, atenta ao mercado, est&aacute; desenvolvendo uma nova gera&ccedil;&atilde;o de modelos de m&eacute;dia cilindrada.&nbsp; A marca, que por muitos anos foi parceira da Honda na &Aacute;sia, &eacute; conhecida pela qualidade e &oacute;timo custo-benef&iacute;cio de seus produtos, qualidades que promete manter em sua futura linha de m&eacute;dia cilindrada.<br /><br />Outro nome de peso que, h&aacute; bastante tempo, j&aacute; vem envolvido em projetos nesse sentido &eacute; a Harley Davidson. Desde 2011, a marca americana est&aacute; investindo fortemente no mercado indiano, especificamente com duas vers&otilde;es da 883 Sportster, a SuperLow e a Iron. Agora, a marca promete produzir na &Iacute;ndia um novo V-Twin de 500 cm&sup3;. Um modelo in&eacute;dito equipado com esse novo bicil&iacute;ndrico poder&aacute; ser o carro-chefe da marca no pa&iacute;s, e pode ser apresentado na Expo Auto &Iacute;ndia, que acontece entre os dias 26 a 23 de maio. O in&iacute;cio da comercializa&ccedil;&atilde;o ficaria para 2014. <br /><br />E pensar que, at&eacute; pouco tempo atr&aacute;s, uma Harley-Davidson de 500 cm&sup3; seria considerada uma blasf&ecirc;mia, mas, neste momento onde o &ldquo;downsizing&rdquo; &eacute; algo irrevers&iacute;vel e o foco est&aacute; todo no meio ambiente, esta experi&ecirc;ncia tem tudo para dar certo.

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