No competitivo mercado de motos no Brasil, a faixa de cilindradas entre 300 e 400 cm³ oferece uma variedade interessante de modelos, atendendo a diferentes estilos e necessidades. Essas pequenas médias são uma ótima opção para quem sobe de categoria ou até mesmo para quem já está na categoria, mas quer experimentar outro segmento, até porque é bem abrangente o leque de opções.

Vamos explorar as opções disponíveis, comparar suas principais diferenças e apresentar os preços aproximados das principais e mais renomadas motocicletas da categoria.

Modelos disponíveis
- Kawasaki Ninja 300: Uma porta de entrada para o mundo das esportivas, com um motor bicilíndrico paralelo de 296 cc, conhecida pela leveza e agilidade.
- Kawasaki Ninja 400: Uma evolução da Ninja 300, também com motor bicilíndrico paralelo, mas com 399 cc, oferecendo mais potência e torque.
- Kawasaki Z400: A versão naked da Ninja 400, compartilha o mesmo motor e chassi, mas com um design mais agressivo e posição de pilotagem ereta.
- Yamaha MT-03: Uma naked com motor bicilíndrico paralelo de 321 cc, destacando-se pelo design moderno e comportamento ágil.
- Yamaha YZF-R3: uma esportiva de verdade que entrega muita emoção na pilotagem nos deslocamentos diários. Também topa um “track day” nas pistas de corrida para um “dia de piloto”.
- BMW G 310 R: Uma naked de entrada da marca alemã, com motor monocilíndrico de 313 cc, focada na leveza e facilidade de pilotagem urbana.
- BMW G 310 GS: A versão aventureira da G 310 R, com a mesma motorização, mas com suspensão de maior curso, visual aventureiro e posição de pilotagem mais ereta.
- BMW C 400 X: um scooter sofisticado para quem não abre mão de uma marca premium.
- Bajaj Dominar 400: Uma streetfighter com motor monocilíndrico de 373 cc, oferecendo um bom torque em baixas e médias rotações e um pacote interessante de equipamentos.
- Royal Enfield Himalayan: Uma trail de estilo clássico com um pacato motor monocilíndrico de 411 cm³, conhecida pelo foco na aventura e robustez, com uma proposta de pilotagem mais relaxada.
- Royal Enfield Hunter 350. A pequena Hunter 350 é a porta de entrada da marca indiana e é uma ótima escolha como primeira moto ou para quem quer uma moto fácil de pilotar e cheia de personalidade.
- Triumph Speed 400: Uma naked clássica recém-chegada ao mercado, com motor monocilíndrico de 398 cc, combinando estilo retrô com tecnologia moderna.
- Triumph Scrambler 400 X: A versão scrambler da Speed 400, com a mesma motorização, mas com visual e alguns componentes diferenciados para um apelo mais aventureiro urbano.
- Zontes R 350: Uma naked com motor monocilíndrico de 348 cc, que se destaca pelo design moderno e um pacote de equipamentos geralmente mais completo.
- Zontes GK 350: Uma naked café racer muito bonita e ótima de rodar, oferece desempenho esperto para a cidade e vai muito bem nas estradas. Opção cheia de estilo e personalidade para o dia a dia.
- Zontes T 350 / T 350 X: Versões trail da Zontes 350, compartilhando a mesma motorização e design, mas com características voltadas para a aventura, como para-brisa mais alto e protetores.

LEIA MAIS: Zontes comemora aniversário de Brasil com descontos
Comparativo e principais diferenças
As motocicletas nesta faixa de cilindrada apresentam uma diversidade de propostas:
- Estilo: Há opções naked (MT-03, Z400, G 310 R, Dominar 400, Speed 400, Zontes R 350), esportivas de entrada (Ninja 300, Ninja 400), aventureiras/trail (G 310 GS, Versys-X 300, Scrambler 400 X, Zontes T 350 / T 350 X) e scooter (Dafra Cruisym 300).
- Tipo de Motor: Predominam os bicilíndricos paralelos (Ninja 300, Ninja 400, MT-03), que geralmente oferecem uma entrega de potência mais suave e linear, ideal para uso misto. Os monocilíndricos (G 310 R/GS, Dominar 400, Speed 400, Scrambler 400 X, Zontes 350) tendem a ser mais leves e com bom torque em baixas rotações, favorecendo o uso urbano e, em alguns casos, o off-road leve.
- Equipamentos e Tecnologia: As Kawasaki Ninja 400 e Z400 oferecem um bom equilíbrio entre desempenho e preço, com ABS de série. A Yamaha MT-03 também foca na agilidade e design. As BMW G 310 R/GS trazem a chancela da marca com um motor mais simples. A Bajaj Dominar 400 se destaca pelo bom pacote de equipamentos e preço competitivo. As Triumph Speed 400 e Scrambler 400 X são novidades que unem estilo e tecnologia moderna. As Zontes oferecem um visual moderno e, em geral, um pacote de equipamentos mais completo para a faixa de preço. O scooter Dafra Cruisym 300 prioriza o conforto e a praticidade. A Kawasaki Versys X-300 tem motor bicilíndrico com pegada esportiva, além da versão Tourer equipada para enfrentar com maestria longas viagens.
- Desempenho: A Ninja 400 e a MT-03 geralmente lideram em termos de desempenho na categoria de baixa cilindrada, com uma entrega de potência mais emocionante em comparação com as monocilíndricas. A Dominar 400 oferece um bom torque, útil para o dia a dia e viagens. A Himalayan tem um desempenho mais modesto, focado na exploração.
- Peso: As naked e esportivas de entrada tendem a ser mais leves, facilitando a pilotagem urbana e para iniciantes. As aventureiras e o scooter geralmente são um pouco mais pesados.
- Suspensão e Freios: As especificações variam bastante entre os modelos, com algumas oferecendo suspensões mais sofisticadas e freios mais potentes, especialmente em modelos com foco mais esportivo ou aventureiro. Todos os modelos são equipados com sistema ABS.

Preços Aproximados sem frete
- Kawasaki Ninja 300: R$ 28.670
- Kawasaki Ninja 400: R$ 34.490
- Kawasaki Z400: R$ 33.490
- Kawasaki Versys X-300: R$ 33.990
- Yamaha MT-03 Connected: R$ 33.990
- Yamaha YZF-R3 ABS: R$ 36.990
- BMW G 310 R: R$ 35.612
- BMW G 310 GS: R$ 38.200
- BMW C 400 X: R$ 62.500
- Bajaj Dominar 400: R$ 24.990
- Triumph Speed 400: R$ 29.990
- Triumph Scrambler 400 X: R$ 33.990
- Zontes R 350: R$ 28.880
- Zontes GK 350: R$ 33.990
- Zontes T 350 / T 350 X: R$ 32.300 / R$ 33.800
- Dafra Cruisym 300: R$ 34.990

É crucial considerar que os preços podem variar significativamente dependendo da região, concessionária e eventuais promoções. Recomenda-se sempre verificar os valores atualizados nas concessionárias de sua preferência. A escolha ideal dependerá do seu estilo de pilotagem, necessidades e orçamento. A escolha é difícil, mas é fundamental colocar a usabilidade como ponto principal para a escolha, e não só a beleza ou o preço, pois o que vale é a satisfação e o prazer ao pilotar.