Notícias Harley-Davidson

LiveWire Doki e Spur: a Harley-Davidson revela protótipos elétricos

  • Publicado: 26/08/2025
  • 3 Minutos de leitura

A LiveWire, braço elétrico da icônica Harley-Davidson, está expandindo sua visão de futuro para além das motocicletas de alta performance. Como parte do evento Harley-Davidson Homecoming, a marca revelou dois protótipos que marcam um novo caminho: uma plataforma de motocicletas elétricas de baixa potência, equivalente à categoria de 125 cm³. Estes modelos, um streetbike e um trailbike, foram projetados para atender às necessidades urbanas e a um público mais amplo, que busca praticidade, acessibilidade e agilidade em um pacote elétrico

imagem das novas LiveWire Doki e Spur da Harley-Davidson
LiveWire Doki – foto: Divulgação

Os dois protótipos da parecem muito mais próximos da produção do que os conceitos de maxi-scooter apresentados anteriormente. As motos demonstram uma co-parceria com a Kymco, com a marca taiwanesa aparecendo em componentes como as rodas e os freios, o que sugere um esforço para otimizar a produção e os custos, tornando o produto mais competitivo.

Baterias removíveis: a chave da liberdade elétrica

A grande inovação desses novos protótipos é a adoção de um sistema de baterias removíveis. Diferente da plataforma S2 Arrow, que utiliza baterias fixas, a LiveWire afirma que estes novos modelos são alimentados por um par de baterias que podem ser facilmente trocadas. Essa característica é um verdadeiro divisor de águas, pois resolve o problema de recarga para quem não tem acesso a uma tomada na garagem. A possibilidade de ter baterias extras já carregadas oferece uma flexibilidade de autonomia que as motos elétricas convencionais não possuem.

imagem das novas motos elétricas LiveWire Doki e Spur da Harley-Davidson
LiveWire Spur – foto: Divulgação

A LiveWire estima que os protótipos terão uma autonomia de cerca de 160 km, uma velocidade máxima de 85 km/h e uma aceleração de 0 a 48 km/h em apenas 3 segundos. Esses números são ideais para o trânsito intenso das cidades, onde agilidade e praticidade são fundamentais.

Design e componentes: detalhes que fazem a diferença

Apesar de suas propostas diferentes, os dois protótipos compartilham a mesma arquitetura. Ambos utilizam um quadro em treliça, com o conjunto do trem de força agindo como um membro estrutural do chassi. A suspensão é composta por garfos invertidos na dianteira e um único amortecedor na traseira, conectado diretamente à balança. O assento, a apenas 76 cm do solo, torna as motos acessíveis para pilotos de diversas estaturas.

imagem das novas motos elétricas LiveWire Doki da Harley-Davidson
As novas elétricas americanas tem baterias removíveis – foto: Divulgação

A distinção visual e funcional fica por conta dos pneus. A versão streetbike é equipada com pneus Mitas MC 19, ideais para o asfalto, enquanto a trailbike usa pneus off-road Shinko Mobb, que a preparam para terrenos mais desafiadores.

Doki e Spur: a revelação dos nomes

A LiveWire confirmou a aplicação de duas novas marcas registradas, “Doki” e “Spur”. A especulação é que “Doki” seja o nome da streetbike e “Spur” seja o nome do modelo trailbike, ambos integrados à nova plataforma S3 da marca. Se confirmados, estes nomes reforçam a identidade de cada modelo, com um nome mais urbano para a streetbike e um nome que remete à aventura para a trailbike.

A aposta da LiveWire em modelos de baixa potência com baterias removíveis demonstra uma estratégia inteligente. A marca está pronta para competir em um segmento em rápido crescimento, oferecendo soluções que resolvem os desafios da mobilidade elétrica e abrem as portas para um público que busca a conveniência e o estilo da Harley-Davidson em um formato mais acessível e prático.

Compartilhe nas redes sociais


Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado