<p>Muitas vezes um produto pode se tornar um verdadeiro objeto de desejo das pessoas, inclusive, transformando-se em um verdadeiro mito. Este é o caso das Ferrari, por exemplo, as motocicletas Harley-Davidson e também a BMW GS. Criada em setembro de 1980, a saga de maxitrail começou com a R 80 G/S. A sigla refere-se aos termos em alemã: gelände (terreno) e strasse (rua), mostrando a disponibilidade mista de aventuras da moto.</p>
<p>A R 80 G/S tratava-se de uma evolução dos protótipos artesanais que competirão no International Six Days Enduro. Com 191 kg, roda dianteira de 21” e motor boxer de 798 cm³, a BMW era capaz de alcançar 50 cv de potência a 6.500 rpm e trazia a transmissão por carda. Atualmente, a família GS é composta por F 650 GS, F 800 GS e a R 1200 GS — principal maxitrail da atualidade.</p>
<p>Resta aguardar e ver como o mercado se comportará agora com o renascimento de outra lenda. A Yamaha Super Ténéré acaba de ser lançada no exterior e tem como alvo principal a R 1200 GS. Com certeza, será uma briga interessante.</p>