A Levis, marca britânica de motos extinta nos anos 1940 – e que não tem ligação com a grife de roupas famosa pelas calças jeans – está planejando um retorno grandioso aos holofotes com uma café racer equipada com um motor V6 de 1 200 cm³. De acordo com a fabricante, a moto, depois de pronta, deverá ter por volta de 120 cv de potência. Eles ainda afirmam que o motor tem arquitetura modular e pode ser “esticado” para se tornar um V10 ou “encolhido” para um V2.
Desenhada por Steve Kirk, a moto traz linhas modernas e requintadas, que incluem um tanque em formato de meia-lua, suspensão traseira com monobraço e três ponteiras de escape de cada lado. A é feita sobre um quadro de aço inoxidável, tem garfo e comandos usinados em máquinas CNC e o câmbio também foi especialmente desenvolvido pelos engenheiros da Levis para atender ao propulsor. Segundo os fabricantes, desenvolver o câmbio é um passo importante para atender a outros modelos da linha, incluindo uma versão futura equipada com motor V10, que, aliás, era o projeto inicial.
A moto será lançada em 2020 para celebrar os 100 anos da primeira vitória da marca no famoso TT da Ilha de Man, mas Phil Bevan, o CEO que trouxe a Levis de volta à vida há dois anos, já pensa em outra versão da café racer. “Nós planejamos exibir versões pré-produção da Café Racer e da Urban Roadster no Goodwood Revival, que vai de 07 a 09 de setembro”, comentou. Para quem estiver interessado, a Levis já anunciou que o preço da moto, feita em edição limitada – ainda não se sabe de quantos exemplares – será de 102 mil libras (quase R$ 500 mil).
A Levis começou a produzir motocicletas com propulsores dois tempos em 1911, todos com até 250 cm³. Já em 1928, entraram os motores quatro tempos de capacidade cúbica maior, chegando até 496 cm³ na D-Special. Em 1940, cessou a produção de modelos de rua para focar em competições, mas isso não foi suficiente para manter a marca funcionando.