Após fazer certo suspense, a KTM finalmente oficializou o retorno da SMT, voltando a contar com uma supermoto em seu portfólio internacional de produtos. Nesta nova geração, o modelo – que é o primeiro desde a Supermoto Touring, lançada em 2009 com o motor V-Twin 990 e descontinuada em 2013 – compartilha a plataforma das demais motocicletas 890 da fabricante austríaca.
Nesse sentido, a nova 890 SMT chega para ocupar um posto intermediário entre a 890 Duke e a 890 R, com aparência mais semelhante com a aventureira e proposta tão radical como a da naked. Veja a seguir mais informações sobre o mais recente lançamento da KTM para o exterior.
Detalhes da nova KTM 890 SMT
A nova motocicleta da casa de Mattighofen compartilha o quadro com a versão aventureira da família 890 da KTM, com geometria revisada para sua proposta.
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A suspensão traz garfo invertido WP Apex com 43 mm e 180 mm de curso totalmente ajustável. Trata-se do mesmo garfo usado na Adventure, porém mais longo e com design revisado, de modo que a 890 SMT possa ter uma melhor concentração de , enquanto na traseira massas na dianteira, favorecendo a estabilidade da moto. Já na suspensão traseira há um sistema monoshock – também da gama WP Apex – com 180 mm de curso.
Os freios da KTM 890 SMT possuem disco de 320 mm na frente com pinça de quatro pistões, enquanto na traseira o sistema usa disco único de 260 mm e pinça de dois pistões.
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O ABS é padrão e atua em curvas. Já as rodas da novidade da marca laranja são de 17 polegadas, calçadas com pneus Michelin PowerGP.
Motor compartilhado com as demais motos da gama 890
E do mesmo modo que as “suas irmãs”, a novidade da marca de Mattighofen também é movida pelo motor LC8c, porém devidamente adequado para sua proposta. Na 890 SMT a usina de 889 cm³ entrega 105 cv de potência a 8.000 rpm e 10,1 kgf.m de torque. A transmissão de seis velocidades atua em conjunto com uma embreagem deslizante, evitando que a roda traseira salte ou trave, otimizando a entrada nas curvas.
A KTM 890 SMT vem com um painel em TFT de 5 polegadas com vidro resistente a riscos e layout totalmente personalizável. Nele, o piloto realiza todo o gerenciamento da motocicleta, inclusive dos modos de pilotagem – Rain, Street e Sport. Ainda há um modo Track que pode ser personalizado pelo condutor, permitindo que ele customize parâmetros como aceleração e controle em 10 níveis.
Itens opcionais, preço e disponibilidade
Completam o pacote da KTM 890 SMT itens opcionais como Motor Slip Regulation (MSR, ideal para melhor controle em situações de baixa aderência e para reduções rápidas) ao pacote de software, além de quickshifter e controle de cruzeiro.
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A nova KTM 890 SMT chega à Europa a partir de maio ao preço sugerido de 14.950 euros, cerca de R$ 83 mil em conversão direta. Não há previsão para a oferta do modelo em outros mercados em um primeiro momento. Temos fãs de supermotos por aqui? Gostariam de ver a novidade da KTM em solo brasileiro? Manifestem-se nos comentários!