Uma nova versão do motor bicilíndrico paralelo KTM LC8c está a caminho. Ainda não há declarações oficiais, mas o fabricante de Mattighofen já registou o design da nova unidade.
Muito semelhante aos que o precederam nas edições 790, o elemento é na realidade um motor praticamente novo. Nesse sentido, a documentação não inclui os dados técnicos, mas pela comparação entre a “antiga” unidade de 890 cm³ e a nova, fica claro que várias coisas mudaram.
Características do novo motor KTM
O atual motor da KTM 890 Duke R 2023 foi aumentado no diâmetro e curso, gerando mais compressão e mais rotações por minutos. A saber, ele tem 121 cv de potência máxima, mas a futura unidade ser mais compacta e leve.
A necessidade de aumentar tanto o diâmetro quanto o curso para atingir o novo volume levou a cilindros de maior comprimento e, consequentemente, a altura dos cabeçotes foi reduzida, pois uma das ideias do projeto é manter inalteradas as fixações ao quadro, bem como suas dimensões.
Desenho do futuro motor LC8c
Pelos desenhos é possível perceber que as peças fundidas dos cárteres também são novas e que a tampa do lado direito, aquela que contém a embreagem, é mais extensa, indo até à janela de observação do nível de óleo.
Do mesmo modo, o cárter de óleo também é muito diferente, deixando mais espaço do lado direito para a passagem do escape e do catalisador.
Como se sabe, o motor LC8c de hoje em dia é produzido na China, onde o fabricante opera a produção de motocicletas KTM e CFMoto. Assim sendo, podemos imaginar que as novas unidades serão montadas nos próximos modelos RC, assim como a Duke e a Adventure da empresa austríaca, mas também nos modelos da CFMoto. Vamos aguardar.
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