A KTM saiu na frente e foi a primeira fabricante a dar detalhes de seu novo motor de 850 cm³ que será usado na MotoGP a partir de 2027. O propulsor foi mostrado em ação em um vídeo divulgado nas redes sociais. Ele aparece sendo testado no dinamômetro da sede da marca, em Mattighofen, na Áustria. Além disso, a marca soltou uma foto da usina envolta em um cobetor laranja.
A demonstração foi acompanhada pelo novo CEO da KTM, Gottfried Neumeister, e pelo time de engenharia responsável pelo desenvolvimento do projeto. O motor já está preparado para funcionar com 100% de combustível não fóssil. Em suma, já está de acordo com as novas regras da MotoGP que passam a vigorar na temporada 2027.

O teste marcou um momento histórico para a KTM, que completa quase uma década desde sua estreia no Mundial de Motovelocidade.
Desde a primeira participação como wildcard em Valência, em 2016, a KTM evoluiu para se tornar uma das forças do grid. A marca austríaca acumula vitórias, pódios com seis pilotos diferentes e consolidando a equipe satélite Red Bull KTM Tech3 como parceira estratégica.
Pit Beirer, Diretor-esportivo da KTM, destacou o avanço do projeto: “Estou extremamente feliz por termos conseguido dar início ao futuro da MotoGP já em setembro de 2025. Estamos em um cronograma perfeito para colocar a moto completa em funcionamento muito em breve. Reunimos tudo o que aprendemos durante os últimos anos de participação na MotoGP neste motor, e estou muito confiante de que esta obra de arte se tornará uma referência nas próximas temporadas.”