A KTM apresentou as novas versões 2026 para 690 Enduro R e 690 SMC R. As duas motos serão produzidas na fábrica da KTM em Mattighofen, unidade que retomou suas atividades recentemente após um período de paralisação em virtude das dificuldades financeiras que a marca austríaca enfrentou.
Ambas receberam um pacote de melhorias que inclui visual renovado, eletrônica de última geração e o motor LC4, que agora entrega mais potência e eficiência, destacando-se como um dos motores monocilíndricos mais potentes do mercado.

Detalhes do motor LC4
Acima de tudo, foi feita uma profunda revisão no propulsor de 692,7 cm³ para que ele atenda às normas de emissões Euro 5+. As mudanças incluem novo cárter, tampa da embreagem e do estator, sistema de lubrificação redesenhado e comando de válvulas revisto. As mudanças renderam um aumento de 5 cv, levando a potência para 79 cv e o torque para 7,4 kgf.m, com cerca de metade dos componentes internos novos.

O conjunto ganhou ainda coxins de borracha para reduzir vibrações, silenciador mais compacto e uma nova manopla de acelerador com giro de 65 graus. Os intervalos de manutenção também foram ampliados, com trocas de óleo a cada 15 mil km e inspeção de válvulas a cada 60 mil km.
KTM 690 Enduro R 2026
Na KTM 690 Enduro R 2026, o quadro treliçado em aço cromo-molibdênio foi mantido, mas com perfil mais afilado para facilitar a pilotagem em trilhas. A suspensão WP Xplor, com garfo invertido de 48 mm e curso de 265 mm, foi recalibrada para oferecer mais controle no off-road e conforto no asfalto.

O pacote eletrônico inclui ABS e controle de tração (MTC) sensíveis à inclinação. Vale mencionar a estreia do inédito Dynamic Slip Adjust, disponível no modo Rally opcional, que ajusta a derrapagem da roda traseira em tempo real.
KTM 690 SMC R 2026
Já a supermoto KTM 690 SMC R 2026, ganhou um design mais agressivo e melhorias na ciclística para respostas mais ágeis. A suspensão WP APEX, também com garfo de 48 mm, recebeu ajustes para maior precisão no asfalto.
Entre os recursos exclusivos, a SMC R conta com modo Track, controle de largada, sistema antiempinada de cinco níveis e ajustes específicos de ABS para supermoto.

Tecnologias compartilhadas
Além disso, os dois modelos compartilham o novo painel TFT colorido de 4,2 polegadas. Nesse sentido, ele é compatível com o aplicativo KTMconnect para navegação curva a curva, chamadas e música. Contudo, elas também oferecem porta USB-C, iluminação full LED, novos comandos retroiluminados e botão dedicado para desativar o ABS.

Disponibilidade e preço
As novas 690 Enduro R e 690 SMC R chegam às concessionárias KTM ao redor do mundo a partir de setembro de 2025. Por fim, no momento não há informações sobre a oferta das versões atualizadas destas motocicletas no mercado brasileiro.