A KTM confirmou a chegada da nova 890R às concessionárias brasileiras para este mês. Segundo a marca, o modelo tem visual inspirado nas motos de enduro, nos modelos campeões do Rally Dakar e entrega a mais alta performance de uma bigtrail.
A novidade da fabricante de Mattighofen é movida por um motor com 889 cm³ de capacidade cúbica, dois cilindros em linha com oito válvulas e refrigeração líquida, usina que entrega 105 cv de potência máxima a 8.000 rpm e 10,2 kgf.m de torque em 6.500 giros. Sua embreagem, que é do tipo slipper, também foi revista, facilitando o controle da moto e deixando a pilotagem mais suave, devido ao aumento de torque e potência do motor.
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A KTM destaca que, além de mais potente, a nova 890 R oferece uma pilotagem mais ágil devido ao aumento de 20% nas massas rotativas e também graças às novas configurações do sistema ABS, do controle de tração (MTC) e da nova e mais resistente transmissão de seis marchas – com quickshift opcional – que torna a resposta da moto imediata assim que acionado o acelerador.
O lançamento da KTM tem assento com altura ajustável, controle de cruzeiro, painel completo em TFT, iluminação em LED e um tanque com capacidade para 20 litros de combustível. No que diz respeito a eletrônica, a 890 R traz funções como ‘My Ride’, ‘Off Road Ride Mode’, ‘OffRoad ABS’, ‘Cornering ABS’, ‘Street Mode’, ‘Rain Mode’ e ‘Controle de Tração’.
Equipada com freios ABS, a KTM 890R utiliza discos duplos de 320 mm na dianteira e pinças radiais, enquanto na traseira está instalado disco único de 260 mm e pinça flutuante. Com apenas 196 kg de peso seco, o lançamento da KTM dispõe de um chassi atualizado, com quadro e subquadro construídos em aço carbono cromo-molibdênio, revestido com tinta em pó.
Já as suspensões foram atualizadas com componentes WP de alta qualidade e novo amortecedor traseiro. Na dianteira, a 890R 2021 recebeu suspensão WP-XPLOR invertida de 48 mm, e, na traseira, foi equipada com amortecedor WP-XPLOR com Sistema de Amortecimento Progressivo, ambos com curso de 240mm.
A fabricante austríaca também disponibilizou no Brasil a versão mais voltada para a estrada do lançamento. A KTM 890 tem poucas mudanças em relação a 890R. Além dos grafismos, banco bi-partido e mais confortável, ausência de para-lama dianteiro alto e de uma bolha para-brisa consideravelmente maior, a principal diferença está nas suspensões.
O modelo 890 utiliza suspensão WP APEX invertida de 43 mm na dianteira e amortecedor WP APEX na traseira, ambos com 200mm de curso, deixando a moto 4cm mais baixa que na versão 890R, item que, segundo a marca, agrada muito no uso urbano e para pessoas de estatura mediana.
Como dissemos no início do texto, as novas KTM 890 e 890R chegam às lojas a partir deste mês, mas ainda não revelou os seus preços. Tem algum palpite? Deixe nos comentários!