Apresentada em conjunto com o Rally EX na última edição da EICMA 2024, em Milão, a Kove 800X Rally finalmente teve sua chegada aos concessionários confirmada no Adventure Bike Rider Festival 2025. E o que a marca asiática prepara para o mercado é um verdadeiro desafio aos gigantes do segmento de aventura de média cilindrada, com uma moto que promete ser uma referência no off-road e ostentar um estilo “Dakar” inconfundível.

A Kove não hesita em declarar suas intenções: “Projetada para corridas e percursos de longa distância, como o Rally Dakar e o Africa Eco Race, onde a Kove será a protagonista, graças ao total apoio – técnico, econômico, experiência de pilotos e equipes – da Pelpi International.” Isso não é apenas marketing; é a promessa de uma moto que nasce com pedigree de competição.
Ténéré 700 tem motivos para se preocupar
Se existe uma referência no segmento de aventura de média cilindrada com uma história invejável, essa moto é a icônica Yamaha Ténéré. No entanto, a casa dos três diapasões terá motivos para se preocupar, pois a Kove 800X Rally chega com elementos diretamente retirados da experiência da Kove Rally Team, prometendo uma briga acirrada pelo trono off-road. Especula-se, inclusive, que a Kove pretende atrair os consumidores com um preço muito competitivo, o que a tornaria ainda mais agressiva no mercado.

LEIA MAIS: Michael Dunlop desafia a morte para se tornar o maior recordista do TT da Ilha de Man
Pronta para o terreno mais áspero
A Kove 800X Rally é construída para a performance nos terrenos acidentados. Seu chassi robusto inclui uma suspensão dianteira com impressionantes 270 mm de curso e barras de 49 mm de diâmetro, garantindo a capacidade de absorver os maiores impactos. A altura do assento, como esperado para uma moto de rally, será elevada para 890 mm, posicionando o piloto para maior controle em pé.
Um dos pontos mais notáveis é a busca por leveza: a Kove 800X Rally promete pesar 7 quilos a menos que a versão atual do 800X Pro, atingindo um peso em ordem de marcha de apenas 176 kg. Isso a coloca em uma categoria de peso surpreendente para uma moto de sua capacidade.

As dimensões também foram ajustadas para o off-road extremo. A altura livre do solo na parte mais baixa agora é de 275 mm (18 mm a mais que o modelo atual). Ela será mais longa (2267 mm), mais larga (810 mm) e mais alta (1395 mm), com uma distância entre eixos superior a 1.545 mm, prometendo maior estabilidade em alta velocidade em terrenos irregulares.

A Kove 800X Rally é calçada com rodas de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, combinadas com pneus off-road CST Ambro A3 (com câmara). Para a experiência rally completa, a moto elimina os apoios para os pés traseiros, apresenta um para-lama dianteiro alto e incorpora elementos usinados em CNC (Computed Numerical Control), como mesas superior e inferior, suportes de guidão e cubos de roda, indicando durabilidade e precisão.
Equipamentos e tecnologia direto da pista
Em termos de equipamentos, a Kove 800X Rally herda componentes diretamente da equipe de competição. Essa estratégia não só contribui para a redução de peso (aqueles 7 kg mencionados), mas também confere maior rigidez e melhora a eficiência geral da moto. Um exemplo é o sistema de frenagem Taisko, desenvolvido internamente pela marca e testado exaustivamente no Dakar.
O sistema de freio dianteiro conta com um único disco lobado e uma pinça flutuante de pistão duplo. A configuração traseira permanece com um disco tipo “onda”.

Potência e confiabilidade para fazer história
A Kove não busca lançar apenas mais um modelo, mas sim uma máquina que realmente cause impacto. Por isso, a versão mais off-road da 800X vem equipada com um motor bicilíndrico de 799 cm3, 4 tempos, DOHC, injeção eletrônica e refrigeração líquida. Este “coração de ferro” é capaz de gerar impressionantes 95 cv a 9.000 rpm, com um torque máximo de 8,50 kgf.m disponível a 7.500 rpm. Sua velocidade máxima é limitada eletronicamente a 180 km/h, o que é mais do que suficiente para as trilhas mais desafiadoras.

Com sua proposta ambiciosa, sua ficha técnica robusta e o DNA de competição, a Kove 800X Rally está pronta para fazer história no segmento de aventura, oferecendo uma alternativa de alta performance que promete balançar as estruturas do mercado em 2025. Os fabricantes europeus e japoneses que são referência na categoria big trail que se cuidem!