A Kawasaki acaba de injetar potência e inteligência na sua maior naked. A linha Kawasaki Z1100 modelo 2026 chega ao mercado seguindo os passos estratégicos de suas irmãs Versys 1100 e Ninja 1100 SX, adotando um motor de maior cilindrada e, finalmente, recebendo o pacote eletrônico que a coloca em pé de igualdade com as rivais europeias. Mantendo a essência agressiva e minimalista do conceito Sugomi, a nova Z1100 não é apenas mais forte; ela é uma máquina bruta com um cérebro sofisticado, oferecida em uma versão padrão e na exclusiva Z 1100 SE.

O novo motor de 1.099 cm³
A grande virada de chave da nova Kawasaki Z1100 está no seu motor de quatro cilindros em linha. Para alcançar os 1.099 cm³, os engenheiros da Kawasaki aumentaram o curso dos pistões, saltando dos 56 mm para 59 mm. O resultado é uma potência máxima de 136 cv e um torque de 11,5 kgf.m, garantindo não apenas mais força, mas também uma entrega mais robusta em baixas e médias rotações, graças aos novos comandos de válvulas, molas e dutos de admissão otimizados. Para coroar a usabilidade, a transmissão foi revisada, com a quinta e a sexta marchas alongadas, tornando a pilotagem em autoestrada mais confortável e eficiente em consumo.

O salto eletrônico: de brutal a inteligente
O verdadeiro divisor de águas da nova Kawasaki Z1100 é a introdução do acelerador eletrônico (Ride-by-Wire). Esta tecnologia é o fundamento para todo o pacote eletrônico moderno. Pela primeira vez, a naked recebe uma IMU (Unidade de Medição Inercial) de seis eixos, o que permite a operação de sistemas cruciais como o ABS e o Controle de Tração otimizados para curvas. Os auxílios de assistência ao piloto são os quatro modos de pilotagem ( Sport, Road, Rain e Rider), quickshifter bidirecional e piloto automático.

O painel de instrumentos foi modernizado com uma tela TFT de 5 polegadas, que oferece navegação passo a passo e conectividade total através do aplicativo Rideology da Kawasaki, completando a transição da Z1100 para o século XXI.
Exclusividade na versão SE
Apesar da revolução interna, o chassi de alumínio de viga dupla foi mantido, reconhecido por sua rigidez e solidez. A ergonomia foi ligeiramente ajustada, com o guidão 22 mm mais largo e 13 mm à frente, promovendo uma posição de ataque mais agressiva.

A versão Z1100 SE eleva o patamar com componentes de superbike. Enquanto a versão padrão já conta com suspensões Showa SFF-BP, a SE se diferencia com freios Brembo com mangueiras aeroquip e amortecedor traseiro Öhlins S46 com sistema de regulagem remota da pré-carga da mola.