Além da naked Z400, outra grande novidade da Kawasaki nesta edição do Salão de Milão, foi a nova e repaginada Versys 1000. Olhando a moto, fica claro que a inspiração para redesenhar a crossover foi a família Ninja. Na frente, o conjunto óptico é idêntico ao da Ninja 400, incluído as abas aerodinâmicas abaixo dos faróis, enquanto a lateral agora conta com carenagens que protegem o quadro e ressaltam a esportividade do conjunto. O escape também traz formas mais angulosas, deixando o cano lateral simples no passado.
Essa nova Versys aproveita outro ponto positivo das motos de vocação estradeira da Kawasaki: o suporte de malas laterais rígidas integrado às alças de apoio na garupa, que deixam a moto “limpa” quando está sem os alforjes. A moto chega em duas versões: a standard e a completa SE, na qual se destacam os enormes faróis adaptativos para curvas, incorporados nas laterais, vindos diretamente Ninja H2 SX SE e o para-brisa maior.
Veja também:
Z400 é estrela da Kawasaki no EICMA 2018
Kawasaki Z900RS é adrenalina em estilo retrô
Kawasaki atualiza a Ninja ZX-6R para 2019
No motor, pequenas mudanças no controle eletrônico das válvulas para permitir a adição de um piloto automático, que mantém a aceleração ao encarar o asfalto por muitas horas. No mais, segue o propulsor tetracilíndrico DOHC de arrefecimento líquido de 1 043 cm³. Então, sem mudanças nos números de potência (120 cv a 9 000 rpm) e torque (10,4 kgf.m a 7 500 giros). O câmbio é de seis marchas e agora traz embreagem assistida e deslizante, com o sistema quickshift para subir e descer marchas disponível na versão SE ou como opcional à parte para a standard.
A Unidade de Medida Inercial (IMU) é item de série, assim como os freios ABS e o controle de tração, que já estavam presentes na Versys 1000. Mas, é a versão SE que realmente faz valer o recurso, integrando toda a eletrônica da moto com três modos de pilotagem (Road, Rain e Sport). E ainda adicionando aquecedor de manoplas, ajuste eletrônico de suspensão e um painel TFT com conectividade ao smartphone por meio do aplicativo “Rideology” da Kawasaki. Protetores de mão, tomada de 40W e pintura de alta durabilidade completam o pacote de extras da versão SE.
Por enquanto, a Versys 1000 2019 não teve seu preço divulgado pela Kawasaki, o que deverá ser anunciado no começo do ano que vem. As opções de cores para o modelo são branco e laranja para a standard e, na top de linha SE, o tradicional verde da marca com a mescla de preto e branco como opção.