Acima de tudo, as motos esportivas da gama Kawasaki Ninja sem dúvida são bem populares em todo o mundo. Desse modo, os modelos são muito bem-sucedidos nas competições e os seis títulos consecutivos conquistados por Jonathan Rea no Campeonato de Superbike de 2015 a 2020 comprovam isso com toda a certeza.
Dessa forma, há dois anos o fabricante de Akashi decidiu renovar sua superbike Ninja ZX-10R, assim como a variante de corrida ZX-10RR, introduzindo uma nova carenagem aerodinâmica e melhorando a força da motocicleta.
Kawasaki Ninja: uma lenda!
Com uma carenagem aerodinâmica de baixo coeficiente de arrasto, a Ninja ZX-10R se beneficia pelas asas integradas que contribuem para a força descendente e mais estabilidade na dianteira.
Do mesmo modo, a moto está equipada com faróis de LED compactos e eficientes, a instrumentação TFT colorida de fácil leitura pode ser emparelhada com o smartphone graças ao aplicativo Rideology da Kawasaki, que fornece atualizações do status da máquina.
Nesse sentido, outros recursos focados no piloto incluem o cruise control eletrônico, modos de pilotagem integrados e KCMF, uma função de gerenciamento de curvas própria da Kawasaki que oferece melhor resposta e tração em todas as condições de condução.
O coração da máquina e outros detalhes
Antes de mais nada, saiba que o motor é de 998 cm³ e quatro cilindros refrigerado a líquido, com DOHC e 16 válvulas. A Ninja ZX-10R atinge uma potência máxima de 203 cv a 13.200 rpm.
Já a Kawaswaki Ninja ZX-10RR gera 214 cv a 14.000 rpm. Combinado com uma embreagem Assist e Slipper, assim como controle de tração, transmissões de relação estreita e até controle de partida.
A saber, o quadro de ambas as motos possui garfos dianteiros invertidos de 43 mm com câmaras de compressão externas, amortecimento de compressão e retorno e ajuste de pré-carga da mola.
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Finalizando os elementos da Kawasaki Ninja
Na traseira, a suspensão traseira horizontal com amortecedor a gás de cada motocicleta apresenta um reservatório piggyback, amortecimento de compressão e retorno, além de ajuste de pré-carga na mola. A frenagem na frente é assegurada para um par de discos Brembo de 330 mm com pinças de 4 pistões de montagem radial dupla.
Inegavelmente, a influência das pistas estende-se até mesmo ao design do resfriador de óleo e refrigerador a ar que a KRT ajudou a desenvolver durante a competição. A ZX-10RR foi criada para ser a moto base para a disputa do Superbike com um motor de alta rotação e uma variedade de componentes.
A folha de especificações da RR contém atributos como:
- Tubos de freios de malha de aço;
- Bielas de titânio Pankl leves;
- Molas de válvulas especiais;
- Pistões Pankl leves;
- Pinos de pistão leves DLC;
- Rodas forjadas Marchesini;
- Pneus Pirelli Diablo Supercorsa;
- Banco individual.
Sobre as cores para 2023, a Kawasaki Ninja ZX-10R terá os tons Pérola robótica branco/metálico diablo preto e Verde limão/ébano. Dessa maneira, a Ninja ZX-10RR disponibiliza somente a cor Verde limão.
E aí, curtiu as mudanças feitas pela marca japonesa na versão atualizadas dessas ‘naves’? Escreva sua opinião nos comentários!