Notícias

Kawasaki apresenta trail Versys-X 300 no Brasil

  • Publicado: 21/09/2017
  • Atualizado: 22/09/2017 às 12:24
  • 5 Minutos de leitura

Em Paraty, histórica cidade no litoral do Rio de Janeiro, a Kawasaki apresentou nesta quinta-feira, 21, a trail Versys-X 300, motocicleta revelada ao mundo no Salão de Milão, em novembro de 2016 e que chega às concessionárias da marca no Brasil em outubro.

A moto se diferencia das demais trail vendidas no Brasil pela seu conjunto mais refinado. O seu visual divide opiniões e lembra muito a KLR 650, que nunca foi vendida por aqui. Nós gostamos, principalmente na cor verde. Ela será comercializada em três versões: sem ABS, com ABS e a Tourer (apenas com ABS). Ela amplia a família 300 da Kawasaki, se juntando a esportiva Ninja 300 e a naked Z300, com quem compartilha o mesmo motor bicilíndrico em linha, arrefecido a líquido, com 296 cm³, que rende 40 cv de potência máxima, de acordo com a marca, com pico de torque de 2.6 kgf.m. Ela pesa 175 kg e tem 17 litros de capacidade no tanque de combustível, o que garante boa autonomia.

O X no nome tem explicação. Diferente das outras Versys (650 e 1000) que são crossover, com rodas aro 17” e pneus para alto desempenho no asfalto, a Versys-X 300 é sem dúvidas é a mais versátil das 300 da marca. Tem rodas raiadas em alumínio polido —, sendo aro 19” na dianteira, e bons pneus de uso misto (Pirelli MT60), além das suspensões de longo curso (130 mm na dianteira e 148 mm na traseira) e eficientes freios, sendo o traseiro devidamente ‘calibrado’ para ser mais progressivo que a Ninja 300 e a Z300, evitando travamentos constantes nas frenagens em terrenos com baixa aderência.

Tecnicamente e pelo preço, ela não tem concorrente direto no Brasil. Ela está um nível acima de Yamaha Ténéré 250 e Honda XRE 300 e tem proposta diferente da Honda CB 500X, que não vai tão bem no fora de estrada, pela roda aro 17” e pneu mais voltado para o uso no asfalto. Enquanto não chegam BMW G 310 GS e Suzuki V-Strom 250, ela está sem rival no Brasil, e servindo como opção para quem tem as trail 250 e 300, mas quer mais desempenho, conforto e segurança.

Temos os preços das três versões:

  • Versys-X 300: R$ 22.900
  • Versys-X 300 ABS: R$ 24.990
  • Versys-X 300 Tourer ABS: R$ 26.990

Para as 200 primeiras unidades vendidas, a marca está trabalhando com preços promocionais. A Versys-X 300 sem ABS sai por R$ 20.990 nas primeiras 70 unidades, a com ABS custa R$ 23.990 em 80 unidades e as primeiras 50 unidades da Tourer serão vendidas por R$ 25.990. Todos os preços divulgados aqui estão sem o valor do frete, que varia da região do país. Consulte na concessionária Kawasaki mais próxima de você o preço exato. O valor máximo do frete, divulgado pela Kawasaki na coletiva de lançamento da moto, é de R$ 1.216,17.

Primeiras impressões

Já andamos nela e a primeira impressão foi de… Estranheza! As motos trail são conhecidas pelo torque elevado em baixas rotações, lembrando que na grande maioria, são monocilíndricas. O motor bicilíndrico em linha tem como característica o alto desempenho em altas rotações, por isso, foi necessário rodar um tempo com a moto para entender que é preciso andar com o acelerador mais dosado para transpor obstáculos no fora de estrada. Algo que facilmente se adapta, mas pode afastar os fãs mais conservadores do estilo trail, dizer que ela é menos divertida ou menos ágil seria um erro.

O chassi utiliza o motor como parte da estrutura e a moto não tem protetor de cárter de fábrica. Então é necessário um pouco de cuidado antes de se aventurar nas trilhas por ai, para não bater e danificar a moto por baixo. Ela é alta, com 180 mm de altura mínima e 845 mm de altura do assento, e conseguimos fazer bastante com ela. Para os aventureiros, o protetor de cárter é um acessório bem recomendado.

Os freios estão bem calibrados e trabalham muito bem tanto no asfalto, quanto na terra, garantindo a segurança do motociclista, junto com o bem escolhido pneu Pirelli MT60, um autêntico pneu misto (detalhe: o pneu usado na Versys-X 300 é sem câmara de ar (tubeless), mas nesta moto ele está com a câmara, porque a roda é raiada). A moto não deixa a desejar em nenhuma condição de uso. As suspensões também estão bem calibradas, sendo que na traseira, monoamortecida, existe o ajuste de pré-carga, que pode ser necessário endurecer um pouco, quando levar garupa e bagagem, para a moto manter sua estabilidade, principalmente em curvas.

O motor como já dissemos, trabalha em alta, e na estrada, basta colocar na sexta marcha e esquecer do câmbio. O motor é bem elástico e anda bem a 120 km/h e até uns 50 km/h sem precisar de redução da marcha. Na estrada é onde o bicilíndrico mostra seu poder de fogo. Sem precisar reduzir marchas, é possível facilmente realizar ultrapassagens. Mesmo com a moto carregada.

Na versão Tourer, as malas laterais são práticas, mas comprometem andar em espaços reduzidos entre os carros e não tem encaixe com engate rápido na moto. Elas são parafusadas e só podem ser removidas com ferramenta. Os protetores de mão, de motor e carenagens são úteis, assim como os faróis auxiliares, em LED, que complementam a luz do farol, que poderia ser em LED, mas nem as Versys maiores ainda tem essa iluminação…

Em resumo, ela convence. Não nega fogo no asfalto, é bem confortável, tanto para piloto quanto para passageiro, tem desempenho para andar rápido na estrada, suas suspensões, pneus e freios estão acertados para andar bem no fora de estrada e o motor bicilíndrico exige adaptação para quem está acostumado com as trail convencionais. Acreditamos que o preço poderia ser menor para ser mais competitiva. Vamos ver como o mercado receberá esta importante novidade. Para quem tem Ténéré 250 ou XRE 300, seria sim um bom e autêntico upgrade para se manter no mundo trail.

Na edição de outubro da MOTOCICLISMO vamos publicar um teste completo com esta novidade. Fique ligado!

Compartilhe nas redes sociais


Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado