O estilo é a de uma motocicleta elétrica de ficção científica, mas sob a carenagem da nova Jedi K750 se esconde um motor paralelo de 730 cm³. A solução adotada para o farol dianteiro é totalmente tecnológica.
A dona do projeto é a Jinan Jedi Motorcycle Technology, uma fábrica chinesa fundada em 1975 e que produz motos para diversas forças policiais e empresas de segurança, mas que agora decidiu investir também no mercado voltado para o consumidor final. Seu primeiro modelo para o público é a nova K750 2022, uma moto esportiva com linhas futuristas.
K750: futurismo, eletricidade e afins
Bem diferente de qualquer moto de produção que já vimos, a K750 ostenta uma carenagem completa ultrafuturista. Conforme citamos acima, seu estilo lembra o de uma máquina elétrica inspirada em ficção científica, embora não tenha nada a ver com Star Wars, como o próprio nome pode sugerir.
Ela conta com um motor duplo paralelo de 730 cm³, com furo e curso medindo 83×67,5 mm, que tem sido usado há muito tempo em outros modelos da Jinan Jedi.
O sistema de escapamento é totalmente escondido, com as duas saídas de escape integradas na parte inferior da carenagem. Este motor paralelo oferece uma potência máxima de 68 cv a 7.500 rpm, com torque máximo de 6,8 kgf.m a 6.500 rpm, ou seja, dados em linha com os de uma Kawasaki Ninja 650, por exemplo, a qual atinge 68,3 cv a 8.000 rpm e 6,6 kgf.m a 6.500 rpm.
O motor está embutido em uma estrutura de alumínio fundido. Em seguida, encontramos o garfo invertido com amortecedor único colocado em uma posição central e freios Brembo.
Curiosa é a solução adotada para o farol dianteiro, que é composto por 76 pequenos elementos poligonais de LED ladeados por duas luzes de posição em forma de bumerangue.
A Jedi K750 foi recentemente revelada na China e, embora ainda esteja em forma de conceito, a moto parece estar muito próxima de sua produção em série.
Certamente, seria interessante ver este veículo de duas rodas se tornar realidade em um futuro próximo, mas no momento ainda não há indicações sobre sua comercialização. Vamos esperar para ver quais serão os próximos passos dos chineses.