A Italjet revelou uma versão exclusiva em série limitada de seu icônico scooter Dragster, que foi apresentado ano passado durante o Salão de Milão (EICMA). A fabricante italiana inaugura o conceito “New Urban Super Bike” apresentando um scooter inspirado nas nakeds esportivas.
E para celebrar seu retorno ao segmento dos scooters após um hiato de mais de 10 anos, a empresa italiana celebra com um modelo especial em série limitada de apenas 499 unidades, numeradas individualmente e chanceladas como First Edition, ostentando a cor preta com detalhes em bronze dourado e um emblema comemorativo na rabeta.
Veja também:
Honda PCX deve ganhar motor mais potente
Startup brasileira, Voltz, desenvolve scooter elétrico
Em alta, scooters ganham lubrificante exclusivo
O Italjet Dragster vem em três versões com motores monocilíndricos de quatro tempos refrigerados a líquido, com 125 cm³, 150 cm³ ou 200 cm³, com duplo comando para acionar as quatro válvulas e injeção eletrônica de combustível Magneti Marelli. O Italjet Dragster 125 produz 15 cv de potência, enquanto o Dragster 200 oferece 20 cv.
O Dragster é equipado com um Sistema de Direção Independente (ISS), que possui um novo braço único dianteiro feito de liga de alumínio aeroespacial. A suspensão dianteira utiliza amortecedores hidráulicos horizontais BITUBO e na parte traseira, o Italjet Dragster é equipado com um único amortecedor ajustável hidropneumático BITUBO.
O sistema ISS foi desenvolvido pela Italjet R&D e separa a ação da direção da ação da suspensão, portanto, nenhuma vibração é transmitida ao guidão e durante as frenagens mais fortes evita o mergulho da frente.
O chassi é de treliça de liga com placas de alumínio, com uma roupa agressiva projetada em túnel de vento para melhorar a aerodinâmica, com iluminação total LED. O tanque de combustível de 7 litros é instalado no apoio para os pés, para equilibrar a distribuição de peso e diminuir o centro de gravidade. Os pneus são de perfil esportivo bem largos, os italianos Pirelli Angel Scooter com 120/70R12 na dianteira e 140/60R13 na traseira.
O sistema de freios conta pinças Brembo casadas com um disco dianteiro de 175 mm e um disco traseiro de 240 mm. O Dragster 125 apresenta Sistema de Freio Combinado CBS, enquanto o modelo de 200cc é equipado com ABS.
O modelo de 125 cm³ tem peso seco de 108 kg, enquanto o modelo de 200 cm³ apresenta apenas quatro quilos a mais. As vendas foram abertas apenas por reserva com um depósito de adiantamento, e um fato interessante é que praticamente todas as unidades foram vendidas nos primeiros dias e o maior comprador foi o Japão. Os preços do Dragster padrão são de 4.800 euros para a versão de 125 cm³ e 5.400 euros para a versão de 200 cm³, e provavelmente a edição limitada terá um preço maior.