motos_agência-Brasil
Notícias

IPVA: vale mais pagar à vista ou parcelar?

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 27/01/2024
  • Por: Redação

Em todo início o chega o momento de pagar o IPVA, e uma dúvida paira na cabeça de muitos donos de motocicletas: é melhor pagar o imposto à vista ou parcelado?

De acordo com o professor de Contabilidade da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Tiago Slavov, para o contribuinte medir se é melhor pagar à vista ou parcelado, é preciso levar em conta a mesma regra de comprar um bem em uma loja.

O professor da Fecap explica que para pagar o IPVA à vista, o contribuinte deve ter condições para isso, ou seja, dinheiro na mão, não possuir outras dívidas, nem precisar fazer um “empréstimo” para ter a quantia necessária.

LEIA MAIS:

Esportiva da Ducati é a moto com IPVA mais caro de SP; veja detalhes
Campanha do Consórcio Magalu facilita troca da moto
Royal Enfield comemora primeiro ano da Scram 411 no Brasil

Se o contribuinte tem o dinheiro para pagar seu IPVA à vista, o que determinará se será vantajoso pagar à vista é comparar o desconto oferecido pelo governo pelo que o contribuinte pode ganhar em uma aplicação financeira “conservadora”.

“Se o governo oferece um desconto de 3%, mas o contribuinte consegue, por exemplo, ganhar 4% no período aplicando o dinheiro, pagar à vista fará que ele ‘perca’ 1% do valor. O cálculo não é simples de se fazer, pois a remuneração das aplicações, por exemplo, é variável, e imposto está sendo pago agora”, explica Slavov.

Como exemplo, o professor aponta o desconto de 3% do IPVA concedido pelo Estado de São Paulo e os rendimentos da poupança, em média o desconto de 3% é vantajoso. Além disso, como existe o risco de uma variação nas taxas, geralmente é melhor garantir o desconto que contar uma remuneração futura.

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado