A indústria de motocicletas brasileira acelerou forte em outubro e registrou o melhor desempenho do ano. Segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), foram produzidas 188.820 unidades no Polo Industrial de Manaus (PIM), alta de 21,8% em relação a outubro de 2024 (155 mil unidades) e crescimento de 11,6% sobre setembro (169,2 mil unidades). O resultado também marca o melhor outubro desde 2011.
De janeiro a outubro, o setor acumula 1.684.989 motos fabricadas, um avanço de 14% sobre 1.478.318 unidades produzidas em igual período do ano passado. Segundo a associação, é o melhor desempenho dos últimos 14 anos.

O presidente da Abraciclo, Marcos Bento, destacou que o ritmo de produção acompanha o aumento expressivo da demanda em todo o país. “As associadas da Abraciclo vêm mantendo um ritmo consistente e acelerado de produção. A motocicleta está cada vez mais presente nas cidades, consolidando-se como um meio essencial para a mobilidade e para a economia brasileira”, afirmou.
Vale destacar que o balanço da Abraciclo engloba apenas os resultados de suas associadas. Nesse sentido, números de fabricantes como Shineray e Mottu, por exemplo, não constam neste levantamento.
Street mantém liderança na produção de motos
Entre as categorias, a Street segue dominando as linhas de montagem, com 94.322 unidades em outubro — metade de toda a produção do mês. Em seguida aparecem as Trail, com 40.170 unidades (21,3%), e as Motonetas, com 25.000 (13,2%). Scooters vêm logo depois, com 15.595 unidades (8,3%), confirmando o bom momento do segmento urbano.

Na comparação com outubro de 2024, o crescimento mais expressivo foi das esportivas, com salto de 74,4%, seguidas pelas custom (+4,4%) e big trail (+10,6%). Já as categorias off-road registraram queda de 20,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
No acumulado de janeiro a outubro, a liderança se mantém estável: Street com 50,5% do total, Trail com 21% e Motoneta com 13,6%. A maior parte da produção ainda vem das motos de baixa cilindrada, com 145.066 unidades (76,8% do total). As médias cilindradas somaram 37.818 unidades (20%) e as de alta cilindrada, 5.936 (3,2%).

Varejo em alta histórica
O bom momento da indústria reflete também no varejo. Outubro registrou o melhor resultado da série histórica para o mês, com 209.790 motocicletas licenciadas — um salto de 25,8% sobre o mesmo mês do ano passado e de 1,9% em relação a setembro. A média diária de emplacamentos chegou a 9.121 unidades em 23 dias úteis. No acumulado do ano, o total de vendas no varejo chegou a 1.823.981 unidades, 15,6% acima do mesmo período de 2024.
Exportações aceleram
As exportações também embalaram: em outubro, 5.568 motocicletas deixaram o país, representando um crescimento de 87,9% em relação a outubro de 2024 e 5,9% frente a setembro. De janeiro a outubro, o volume exportado atingiu 35.058 unidades, alta de 30,7% no comparativo anual.
Com o setor aquecido e a demanda em alta, o Polo de Manaus fecha o ano como um dos pilares da economia sobre duas rodas, reforçando o papel do Brasil como um dos maiores mercados de motocicletas do mundo.