A Husqvarna apresentou ao mundo sua nova supermotard, a FS 450 Supermoto, que é orientada apenas para as pistas. Com avanços derivados dos modelos 2019 de motocross da marca sueca, a nova moto chega mais leve e rígida para oferecer uma pilotagem mais ágil e divertida tanto para pilotos profissionais, como amadores.
A leveza, aliás, é o ponto chave da nova Husq. Com o subquadro de fibra de carbono, o chassi perdeu 250g e o cabeçote redesenhado do motor monocilíndrico de 449,9 cm³ eliminou outras 500g, conferindo à moto um peso total a seco de apenas 102,9 kg. O propulsor SOHC de arrefecimento líquido é capaz de gerar 63 cv de potência máxima e ainda conta com o auxílio da eletrônica para despejar a força para a roda traseira, uma vez que a Supermoto traz controles de largada e de tração incorporados. O câmbio é de cinco velocidades.
Equipada com um tanque de capacidade para 7 litros, a FS 450 traz freios Brembo, suspensões WP e calça pneus Bridgestone com medidas 125/80-16.5″ na dianteira e 165/65-17″ atrás. Como é de se esperar dos modelos de uma supermotard da Husqvarna, a moto é alta, com assento a 890 mm do chão. Já disponível no mercado europeu, a nova Supermoto é vendida na Itália, por exemplo, a 10 670 euros, o que corresponde a pouco mais de R$ 48 mil.
No Brasil, os modelos da Husqvarna chegam importados de acordo com a demanda. Além da linha off-road, estão disponíveis aqui a naked Vitpilen e a 701 Supermoto – cujo teste você encontra na MOTOCICLISMO 247, que está nas bancas. Ao contrário da nova 450, a “irmã maior” é homologada também para rodar nas ruas, pode ser emplacada e sai por R$ 75 mil.