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Honda XR 300L Tornado chega em agosto por R$ 27.690

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 10/07/2024
  • Atualizado: 21/07/2024 às 11:49
  • Por: Willian Teixeira

O nome Tornado está oficialmente de volta ao line-up da Honda, batizando a nova XR 300L Tornado. O modelo fez a sua primeira aparição pública durante o Festival Interlagos, onde foi apenas exibido. Ou seja, suas informações técnicas não foram reveladas, e nem os preços. 

Porém, essa espera acaba de chegar ao fim: a marca apresentou nesta quarta (10) todas as características técnicas da moto, além do preço e sua disponibilidade em lojas. Confira todos os detalhes nas próximas linhas deste artigo.

A Honda XR 300L Tornado não é uma XRE 300 Sahara com bico

Misturando elementos da CRF 250F e XRE 300 Sahara, a XR 300L Tornado chega para ser mais uma opção no line-up da Honda. Segundo a marca, uma de suas premissas é “colocar os clientes de volta ao caminho das aventuras”.

Nesse sentido, a Tornado estreia para ampliar a oferta de modelos com proposta on-off disponíveis no Brasil, agregando novas tecnologias a um modelo que resgata mais um nome do passado da Honda, preservando sua famosa robustez.

A ciclística da XR 300L Tornado

Assim como a XRE 300 Sahara, a XR 300 Tornado também utiliza chassi derivado da CRF 250F, em estrutura tubular de aço com suspensões de longo curso, ou seja, características que favorecem o uso off-road.

As suspensões usam garfo telescópico na frente com 245 mm de curso, enquanto na traseira há pro-link com curso de 227 mm e 7 níveis de regulagem. Chamam atenção as sanfonas protetoras de pó, mais uma característica que remete ao uso fora de estrada. 

Os aros da nova Tornado são fornecidos pela japonesa D.I.D. e já estão preparados para usar pneus com travas de aro. Como falamos mais acima, medem 21 polegadas na frente e 18 atrás. Seus pneus são os Metzeler Karoo Street, nas medidas 90/90 e 120/80, respectivamente. Já os freios usam discos nas duas rodas, com 256 mm na dianteira e 220 mm na traseira e ABS de canal duplo.

Motor

A nova Honda XR 300L Tornado é movida por um motor monocilíndrico de 293,5 cm³ de capacidade e tecnologia flex, o mesmo que equipa XRE 300 Sahara e CB 300F Twister. Com gasolina, ele entrega 24,3 cv e 2,70 kgf.m de potência e torque, números que sobem para 24,8 cv e 2,74 kgf.m no etanol.

O câmbio também é o mesmo, com seis velocidades e embreagem assistida e deslizante. Uma diferença sobre a XRE 300 Sahara está na relação final: para oferecer melhor desempenho na utilização off-road, a Tornado usa coroa/pinhão 14/39, enquanto a Sahara usa 14/40.

Velocidade máxima e consumo ainda não foram informados pela Honda. Vale lembrar que a imprensa especializada ainda não teve a oportunidade de testar a moto, o que deve acontecer em breve.

Design

Em termos visuais, a Tornado segue o estilo de uma trail raiz, com para-lamas alto, sanfonas nas suspensões dianteiras e assento reto posicionado a 890 mm do solo. A iluminação, por sua vez, é toda em LED. O farol tem o mesmo formato da Sahara 300, porém com máscara negra. Já a lanterna é exclusiva para o modelo. 

O painel da XR 300L Tornado também é diferente. Ele é totalmente digital e está fixado atrás da carenagem do farol. Nele, o piloto poderá visualizar informações como a velocidade da moto, rotações, marcha engatada, nível de combustível, consumo médio e instantâneo.

Preço e disponibilidade da Honda XR 300L Tornado

A Honda XR 300L Tornado chega às lojas a partir de agosto com preço público sugerido partindo de R$ 27.690, valor base para São Paulo e sem incluir os custos com frete e outras despesas adicionais. 

Ela está disponível apenas na cor vermelha, e a garantia é de 3 anos sem limite de quilometragem. 

Ficha técnica – Honda XR 300L Tornado

  • Motor: OHC, Monocilindro, 4 tempos, arrefecimento a ar
  • Cilindrada: 293,5 cm³
  • Diâmetro x curso: 77,0 x 63,0 mm
  • Potência máxima: 24,3 cv a 7.500 rpm (gasolina) / 24,8 cv a 7.500 rpm (etanol)
  • Torque máximo: 2,70 kgf.m a 5.750 rpm (gasolina) / 2,74 kgf.m a 5.750 rpm (etanol)
  • Alimentação: Injeção Eletrônica
  • Relação de compressão: 9,3: 1
  • Sistema de lubrificação: Forçada, por bomba tricoidal
  • Embreagem: Multidisco em banho de óleo
  • Transmissão: 6 velocidades
  • Partida: Elétrica
  • Combustível: Gasolina e etanol
  • Chassi: Berço Semi Duplo
  • Suspensão dianteira / curso: Garfo telescópico / 245 mm
  • Suspensão traseira / curso: Pro-Link / 227 mm
  • Freio dianteiro / diâmetro: Disco / 256 mm (ABS)
  • Freio traseiro / diâmetro: Disco / 220 mm
  • Pneu dianteiro: 90/90 21M/C (54S)
  • Pneu traseiro: 120/80 18M/C (62S)
  • Comprimento x largura x altura: 2.201 mm x 828 mm x 1.298 mm
  • Distância entre eixos: 1.429 mm
  • Distância mínima do solo: 268 mm
  • Altura do assento: 890 mm
  • Tanque: 13,8 litros (reserva de 3,7 litros)
  • Óleo do Motor: 2,0 litros (1,5 litros para troca)
  • Peso a seco: 143 kg

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