O nome Tornado está oficialmente de volta ao line-up da Honda, batizando a nova XR 300L Tornado. O modelo fez a sua primeira aparição pública durante o Festival Interlagos, onde foi apenas exibido. Ou seja, suas informações técnicas não foram reveladas, e nem os preços.
Porém, essa espera acaba de chegar ao fim: a marca apresentou nesta quarta (10) todas as características técnicas da moto, além do preço e sua disponibilidade em lojas. Confira todos os detalhes nas próximas linhas deste artigo.
A Honda XR 300L Tornado não é uma XRE 300 Sahara com bico
Misturando elementos da CRF 250F e XRE 300 Sahara, a XR 300L Tornado chega para ser mais uma opção no line-up da Honda. Segundo a marca, uma de suas premissas é “colocar os clientes de volta ao caminho das aventuras”.
Nesse sentido, a Tornado estreia para ampliar a oferta de modelos com proposta on-off disponíveis no Brasil, agregando novas tecnologias a um modelo que resgata mais um nome do passado da Honda, preservando sua famosa robustez.
A ciclística da XR 300L Tornado
Assim como a XRE 300 Sahara, a XR 300 Tornado também utiliza chassi derivado da CRF 250F, em estrutura tubular de aço com suspensões de longo curso, ou seja, características que favorecem o uso off-road.
As suspensões usam garfo telescópico na frente com 245 mm de curso, enquanto na traseira há pro-link com curso de 227 mm e 7 níveis de regulagem. Chamam atenção as sanfonas protetoras de pó, mais uma característica que remete ao uso fora de estrada.
Os aros da nova Tornado são fornecidos pela japonesa D.I.D. e já estão preparados para usar pneus com travas de aro. Como falamos mais acima, medem 21 polegadas na frente e 18 atrás. Seus pneus são os Metzeler Karoo Street, nas medidas 90/90 e 120/80, respectivamente. Já os freios usam discos nas duas rodas, com 256 mm na dianteira e 220 mm na traseira e ABS de canal duplo.
Motor
A nova Honda XR 300L Tornado é movida por um motor monocilíndrico de 293,5 cm³ de capacidade e tecnologia flex, o mesmo que equipa XRE 300 Sahara e CB 300F Twister. Com gasolina, ele entrega 24,3 cv e 2,70 kgf.m de potência e torque, números que sobem para 24,8 cv e 2,74 kgf.m no etanol.
O câmbio também é o mesmo, com seis velocidades e embreagem assistida e deslizante. Uma diferença sobre a XRE 300 Sahara está na relação final: para oferecer melhor desempenho na utilização off-road, a Tornado usa coroa/pinhão 14/39, enquanto a Sahara usa 14/40.
Velocidade máxima e consumo ainda não foram informados pela Honda. Vale lembrar que a imprensa especializada ainda não teve a oportunidade de testar a moto, o que deve acontecer em breve.
Design
Em termos visuais, a Tornado segue o estilo de uma trail raiz, com para-lamas alto, sanfonas nas suspensões dianteiras e assento reto posicionado a 890 mm do solo. A iluminação, por sua vez, é toda em LED. O farol tem o mesmo formato da Sahara 300, porém com máscara negra. Já a lanterna é exclusiva para o modelo.
O painel da XR 300L Tornado também é diferente. Ele é totalmente digital e está fixado atrás da carenagem do farol. Nele, o piloto poderá visualizar informações como a velocidade da moto, rotações, marcha engatada, nível de combustível, consumo médio e instantâneo.
Preço e disponibilidade da Honda XR 300L Tornado
A Honda XR 300L Tornado chega às lojas a partir de agosto com preço público sugerido partindo de R$ 27.690, valor base para São Paulo e sem incluir os custos com frete e outras despesas adicionais.
Ela está disponível apenas na cor vermelha, e a garantia é de 3 anos sem limite de quilometragem.
Ficha técnica – Honda XR 300L Tornado
- Motor: OHC, Monocilindro, 4 tempos, arrefecimento a ar
- Cilindrada: 293,5 cm³
- Diâmetro x curso: 77,0 x 63,0 mm
- Potência máxima: 24,3 cv a 7.500 rpm (gasolina) / 24,8 cv a 7.500 rpm (etanol)
- Torque máximo: 2,70 kgf.m a 5.750 rpm (gasolina) / 2,74 kgf.m a 5.750 rpm (etanol)
- Alimentação: Injeção Eletrônica
- Relação de compressão: 9,3: 1
- Sistema de lubrificação: Forçada, por bomba tricoidal
- Embreagem: Multidisco em banho de óleo
- Transmissão: 6 velocidades
- Partida: Elétrica
- Combustível: Gasolina e etanol
- Chassi: Berço Semi Duplo
- Suspensão dianteira / curso: Garfo telescópico / 245 mm
- Suspensão traseira / curso: Pro-Link / 227 mm
- Freio dianteiro / diâmetro: Disco / 256 mm (ABS)
- Freio traseiro / diâmetro: Disco / 220 mm
- Pneu dianteiro: 90/90 21M/C (54S)
- Pneu traseiro: 120/80 18M/C (62S)
- Comprimento x largura x altura: 2.201 mm x 828 mm x 1.298 mm
- Distância entre eixos: 1.429 mm
- Distância mínima do solo: 268 mm
- Altura do assento: 890 mm
- Tanque: 13,8 litros (reserva de 3,7 litros)
- Óleo do Motor: 2,0 litros (1,5 litros para troca)
- Peso a seco: 143 kg
Deixe seus comentários nas redes da revista MOTOCICLISMO:
Instagram | Facebook | YouTube | TikTok
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews | LinkedIn