A Honda anunciou planos ambiciosos para intensificar sua atuação no segmento de motos elétricas.
Em coletiva realizada no Japão, o CEO global Toshihiro Mibe detalhou a estratégia que inclui o desenvolvimento de novos produtos, a otimização de modelos a combustão (ICE) e a construção de uma fábrica exclusiva na Índia para a produção de veículos elétricos. A iniciativa visa oferecer motos elétricas mais acessíveis e consolidar a liderança da empresa no mercado global.

Expansão da produção
Em comunicado à imprensa que resume as falas de Toshihiro Mibe, a Honda destaca que pretende ter modelos desenvolvidos exclusivamente como elétricos. A produção destes deve ter início na nova fábrica exclusiva para motos elétricas na Índia, que deve começar a operar em 2028.
Este investimento estratégico permitirá o fortalecimento da estrutura de negócios de motocicletas elétricas e, crucialmente, viabilizará a oferta de motos elétricas mais acessíveis, contribuindo para a liderança da Honda neste segmento em crescimento.

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Honda em alta no mercado global de motocicletas
A Honda declarou ter comercializado 20,57 milhões de motocicletas globalmente em seu último ano fiscal, encerrado em 31 de março de 2025. Este total representa aproximadamente 40% do mercado mundial de motos. A empresa registrou recordes históricos de vendas em 37 países e territórios.
A expectativa da fabricante é que a demanda por motos cresça ainda mais no Hemisfério Sul, incluindo a Índia, reconhecida como o maior mercado de motocicletas do mundo, impulsionada pelo aumento da população e da renda. Projeta-se que as vendas em todo o setor aumentem do nível atual de 50 milhões de unidades para 60 milhões de unidades por volta de 2030.

Line-up atual e próximas motos elétricas da Honda
A eletrificação da linha de produtos da Honda já é uma realidade. Em fevereiro, a empresa iniciou as vendas dos modelos Active e: e QC1 na Índia. Para a mobilidade urbana, os modelos elétricos CUV e: e ICON e: começaram a ser ofertados em mercados como Indonésia, Vietnã, Tailândia e Filipinas. O CUV e: está programado para chegar à Europa e Japão ainda este ano, segundo a marca.

De olho no futuro
Com o lançamento contínuo de produtos atraentes e a construção de um sistema de fornecimento eficiente para modelos a combustão e elétricos, a Honda visa capturar efetivamente a crescente demanda por motocicletas.
A longo prazo, a meta é estabelecer uma base sólida de lucro para o negócio de motocicletas da Honda, incluindo modelos ICE e elétricos, com uma participação de mercado global de 50% e um Retorno sobre Vendas (ROS) de mais de 15% no ano fiscal de 2031 (encerrado em 31 de março de 2031).