A Honda entra na categoria de motos elétricas de motocross voltada aos jovens com a introdução da CRF-E2, após firmar uma parceria com a empresa Greenger Powersports, sediada na Califórnia.
A CRF-E2 é uma motocicleta elétrica de motocross com uma potência equivalente a uma 50 cm³ que se destina aos pilotos mais novos. Foi construída nos EUA, com base nas Greenger G12R e G12S que foram lançadas em março de 2020. A pequena moto é alimentada por um motor CC sem escovas de 48 volts, capaz de gerar de 1,6 cv a 3,4 cv de potência máxima. O torque máximo anunciado é de 2,4 kgf.m.
Honda CRF-E2: agora, os pequenos comandam!
A Honda afirma que a bateria de 20 AH/960 Wh permutável pode durar até duas horas em condições ideais, sendo capaz de recarregar totalmente em apenas quatro horas com o carregador padrão, 2,5 horas com carregador rápido. A bateria pesa 5,8 kg, o que facilita a sua troca.
A CRF-E2 tem como espinha dorsal um quadro de alumínio de dupla viga, com um desenho muito semelhante às irmãs maiores CRF 450 de motor térmico. Em matéria de amortecimento, tanto a forquilha como o monoamortecedor são reguláveis, incluindo nas especificações uma pinça hidráulica acoplada a um disco de 190 mm à frente. As rodas raiadas de 12 polegadas montam pneus Kenda Millvlle K771.
Outro dado curioso é a possibilidade de ajustar o banco em altura (629 mm ou 647 mm), permitindo regular a E2 aos pilotos menores.
O preço anunciado para a motocicleta elétrica nos EUA é de 2.686 euros, o equivalente a R$ 15.000 em conversão direta.