A Honda Racing Corporation (HRC) decidiu que não vai apenas esperar pelas mudanças regulamentares de 2027; ela vai liderá-las. Nesta quarta e quinta-feira, o Circuito Internacional de Sepang, na Malásia, será palco de um momento histórico: a estreia do novo motor Honda de 850 cm³, marcando o início oficial da era pós-1.000 cm³ para a marca japonesa.

Com este movimento, a Honda torna-se a segunda fabricante a colocar um protótipo de 850 cm³ na pista, seguindo os passos da KTM. Mas o teste na Malásia traz um ingrediente extra que pode mudar o equilíbrio de forças: a Honda já está rodando com os pneus Pirelli, que substituirão a Michelin como fornecedora única da categoria em 2027.
A estratégia do “pulo do gato”
Enquanto rivais como Ducati, Aprilia e Yamaha ainda focam exclusivamente nos protótipos de 2026, a Honda está dividindo seus esforços para garantir que não comece o novo ciclo regulamentar em desvantagem.
- Aleix Espargaró: o experiente piloto de testes foca no desenvolvimento da moto de 2026.
- Takaaki Nakagami: assume a missão crítica de desenvolver a máquina de 2027, o motor 850 e a adaptação aos compostos da Pirelli.

O que muda em 2027?
A transição para os 850 é apenas a ponta do iceberg. O novo regulamento impõe:
- Redução drástica da aerodinâmica: menos pressão aerodinâmica para favorecer ultrapassagens.
- Fim dos dispositivos de altura: proibição total dos sistemas que baixam a moto nas saídas de curva.
- Combustível 100% não fóssil: um compromisso total com a sustentabilidade.
- Troca de fornecedor de pneus: a saída da Michelin para a entrada da Pirelli (que, por sua vez, deixa o WSBK para a Michelin).
Vantagem competitiva invejável
Ao testar os pneus Pirelli agora, a Honda (junto com a KTM) ganha quase um ano de dados sobre como a borracha italiana se comporta com a potência e o peso dos novos protótipos. Enquanto isso, o restante do grid só deve ter contato com os novos pneus em meados de 2026.
Essa é a notícia que faz a comunidade do motociclismo parar! A Honda não está apenas tentando se recuperar; ela está tentando dar um “pulo no tempo” para atropelar a concorrência em 2027. O time HRC está jogando xadrez. Enquanto o mundo observa as corridas de domingo, o futuro da MotoGP está sendo decidido agora, no calor de Sepang.