A Honda revelou nesta sexta-feira (17) mais detalhes sobre a nova XRE Sahara 300. O modelo foi confirmado pela marca há algumas semanas e teve as primeiras imagens oficiais exibidas, mas até então suas especificações técnicas ainda não haviam sido mostradas, o que acaba de ocorrer.
E a nova Sahara traz tecnologias inéditas para o segmento e um pacote bastante interessante. Você confere os detalhes sobre o assunto nas próximas linhas deste artigo e no vídeo de Ismael Baubeta, editor da revista MOTOCICLISMO:
O motor da nova geração da trail da Honda é o mesmo monocilíndrico de 293,5 cm³ que equipa a CB 300F Twister, porém com ajustes que resultaram em mais potência e torque, como caixa de ar maior e escape reconfigurado. Nesse sentido, o propulsor da Sahara 300 entrega 25,2 cv e 2,74 kgf.m no etanol, enquanto na gasolina os números são de 24,7 cv e 2,70 kgf.m. Assim como a irmã naked, ela também tem câmbio de seis velocidades e possui embreagem deslizante e assistida.
Outro item que a moto herda de sua irmã CB 300F Twister é o painel blackout multifuncional e 100% digital. Já o ESS, sistema que aciona os piscas em frenagens de emergência, é novidade para o lançamento. Por fim, ainda há a tomada USB de série, dispensando a necessidade de adaptações, como acontecia nas gerações anteriores da XRE 300.
Mais detalhes e versões da nova Honda XRE 300 Sahara
Visualmente falando, a XRE 300 Sahara não possui o característico bico presente nas versões anteriores da XRE 300, enquanto as carenagens remetem as da CB 500X, reforçando a identidade visual dos modelos Honda.
O quadro e a balança são derivados dos que a Honda usa na CRF 250, moto desenolvida para trilhas. As suspensões foram melhoradas, principalmente a traseira, que permanece monoamortecida, porém com sete níveis de ajuste na pré-carga. Já a dianteira continua com garfo telescópico, porém com molas e válvulas totalmente revisadas.
As rodas são de 21 polegadas na dianteira e aro 18 na traseira, e contam com pneus Metzeler Karoo Street com câmara, nas medidas 90/90 à frente e 120/80, respectivamente. Os freios, por sua vez, foram bem modificados, com novos discos de 256 mm na dianteira e 220 mm na traseira, além de ABS nas duas rodas. O tanque também foi totalmente redesenhado, mas a capacidade foi mantida, para 13,8 litros de combustível.
A Sahara 300 será oferecida pela Honda em três versões: Standard, Adventure e Rally. Elas se diferenciam pelas cores e disponibilidade de acessórios, alguns já de série na Adventure, como proteções de motor e das laterais e para-brisa elevado – itens que podem ser colocados como opcionais nas demais variantes. A Honda também vai oferecer um top case para a XRE 300 Sahara, um acessório muito útil para carregar e guardar seus pertences. O modelo começa a chegar aos concessionários a partir de janeiro. Resta apenas uma informação sobre o modelo para ser revelada, o preço, que deve surgir até o final do mês.
Ficha técnica: Honda XRE Sahara 300
- Motor: monocilíndrico, OHC, arrefecimento a ar
- Capacidade: 293,55 cm³
- Potência: 24,8 cv a 7.500 rpm (gasolina) / 25,2 cv a 7.500 rpm (etanol)
- Torque: 2,70 kgf.m a 5.750 rpm (gasolina) / 2,74 kgf.m a 5.750 rpm (etanol)
- Câmbio 6 marchas
- Embreagem: multidisco em banho de óleo, assistida e deslizante
- Transmissão final: corrente
- Alimentação: Injeção eletrônica
- Partida: Elétrica
- Quadro: Berço semiduplo em aço
- Suspensão dianteira: Garfos telescópicos convencionais com 245 mm de curso
- Suspensão traseira: Balança de alumínio com monoamortecedor fixado por links com 225 mm de curso
- Freio dianteiro Disco simples de 256 mm de diâmetro (ABS)
- Freio traseiro: Disco simples de 220 mm de diâmetro (ABS)
- Pneus Metzeler: Karoo Street – 90/90-21 (D)/ 120/80-18 (T)
- Comprimento: 2.193 mm
- Largura: 829 mm
- Altura: 1.270 mm
- Entre-eixos: 1.425 mm
- Distância do solo: 269 mm
- Altura do assento: 859 mm
- Peso a seco 147 kg/ 149 kg Adventure
- Tanque de combustível: 13,8 litros
- Preço: Não divulgado