A tecnologia Honda E-Clutch, apresentada em 2024 nas CB650R e CBR650R, vai equipar mais cinco modelos da linha 2026. O sistema de embreagem eletrônica chegará agora às XL750 Transalp, CB750 Hornet, NX500, CBR500R e CB500F Hornet, ampliando sua presença nas motos de média cilindrada da marca.

Transalp e Hornet ganham E-Clutch com acelerador TBW
Transalp e Hornet 750 serão as primeiras motos da Honda a combinar a embreagem E-Clutch com acelerador eletrônico. Segundo a fabricante, será possível realizar trocas de marcha mais rápidas e reduções mais suaves. No caso da Transalp, o sistema também otimiza o controle em trechos off-road, ajustando automaticamente a rotação do motor à velocidade das rodas dianteira e traseira.
Linha 500 também recebe a tecnologia inédita
Já a linha 500 da Honda, composta na Europa por CB500 Hornet, NX500 e CBR500R, passa a contar com a tecnologia pela primeira vez. Além de simplificar a pilotagem, a expansão torna o sistema acessível a condutores com habilitação A2 (licença que permite que motociclistas pilotem motos com potência máxima em torno de 47 cv), ampliando o alcance da inovação entre pilotos iniciantes.
Como funciona o sistema E-Clutch da Honda?
O Honda E-Clutch é um sistema de embreagem automatizada que dispensa o uso da manete em arrancadas, paradas e trocas de marcha. O piloto apenas aciona o pedal de câmbio, e a eletrônica gerencia todo o engate com precisão, de forma mais rápida e suave que um quickshifter. Mesmo assim, é possível usar a embreagem manual se preferir, mantendo a sensação tradicional de pilotagem.
Com a expansão da tecnologia, a Honda reforça sua aposta em tornar a condução mais fluida e intuitiva. No Brasil, até o momento, somente a CB 650R está disponível com este novo recurso da marca da asa.




