Até ao dia 31 de maio deste ano, a Honda faz uma exibição de motos conceito e algumas personalizadas no “Pavilhão Tavolara para Artesanato e Design”, em Sassari, Itália, um dos locais de arte e cultura mais prestigiados da Sardenha.
Dessa forma, a CB4 Concept e uma transformação baseada na CB1100 foram esculpidas pelo fabricante de modelos Antonio Arcadu e pela equipe do centro de P&D da Honda em Roma.
Nesse sentido, a Honda CB4 Concept é uma escultura “total black”, resultado de uma pesquisa contínua sobre o tema ‘Neo Sports Café’, um modelo que integra design e tecnologia.
Na verdade, uma turbina eólica foi inserida na frente que, gerando energia limpa através da inércia da motocicleta, alimenta uma tela sensível ao toque integrada ao tanque, sempre conectada, para seguir a estrada através de mapas digitais, assim como fazer chamadas de emergência ou simplesmente interligar seus dispositivos, aumentando a segurança passiva na hora de pilotar.
Mais Honda…
A Honda CB1100TR Concept é um exercício de estilo baseado na clássica roadster CB1100. Ou seja, trata-se de uma naked inspirada no mundo do ‘Dirt Track’ com uma mecânica pura de corrida.
O número 58 que se destaca na CB1100TR Concept foi escolhido pelo centro italiano de P&D em memória do amado piloto de MotoGP Marco Simoncelli, falecido em outubro de 2011.
Do mesmo modo, a Honda Motor Europe Ltd. Italia também exibe a motocicleta personalizada criada graças à colaboração com a MAAN Motocicli Audaci de Cagliari, exibida no EICMA em 2019, a Super Cub 125X.
Essa é uma divertida reinterpretação de sua moto com marchas que já vendeu mais de 100 milhões de unidades, um marco alcançado em 60 anos de vida. Embora as modificações feitas no modelo não tenham exigido intervenções estruturais na máquina, essa criação permanece única em seu gênero e leva o atelier de Cagliari a competir com a empresa japonesa do ponto de vista industrial.
Elementos que se destacam…
A versão certamente apresenta processos exclusivos, como o para-lamas em forma de bico de pato, feito sob medida em metal pela Serri Motorsport, bem como o sistema de escape em carbono moldado por Il Sarto dei Metalli.
Os plásticos dianteiros e a tampa do disco desenhados em CAD e impressos em 3D com o envolvimento de alguns alunos do FabLab NAT14, de Iglesias, também estão inseridos neste contexto.
Veremos se algum dia essas motos imaginadas pelos artistas da casa se tornarão veículos de produção. O que você acha disso? Deixe sua mensagem aqui pra gente!