A Honda CRF 190L tem gerado um burburinho considerável, sendo apontada como a provável sucessora da popular XRE 190. Lançada inicialmente na China pela Honda Sundiro, essa moto de baixa cilindrada cativa pelo seu visual que remete à icônica Africa Twin, o que lhe rendeu o apelido carinhoso de “mini-Africa Twin” em diversos mercados.
Mas o que torna a CRF 190L tão especial e por que ela é vista como a candidata ideal para o nosso mercado? Prepare-se para o que pode ser a próxima grande novidade no segmento de motos aventureiras no Brasil.

Contexto e lançamento global
A CRF 190L fez sua estreia global na China em meados de 2021, lançada pela joint venture Honda Sundiro. Desde então, a expectativa para sua chegada em mercados emergentes como o Brasil e a Índia só cresceu. Um forte indício dessa possibilidade é o registro da patente de seu design no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) aqui no Brasil, sinalizando que a Honda está, de fato, considerando trazê-la para cá.
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Design e proposta: o espírito aventureiro em destaque
O grande chamariz da CRF 190L é, sem dúvida, seu design aventureiro e robusto, com linhas claramente inspiradas na Africa Twin, conferindo-lhe uma presença imponente e um apelo mais “rally/adventure” do que a XRE 190, que possui um estilo mais de trail urbana. Entre os elementos que se destacam, encontramos um para-brisa alto, essencial para proteção contra o vento, e um farol retangular/vertical, que adiciona um toque moderno. As rodas raiadas, com aro 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira, um setup clássico que favorece o desempenho off-road, vêm calçadas com pneus de uso misto, prontos para encarar tanto o asfalto quanto os desafios da terra. O assento é amplo e ergonômico, prometendo conforto superior para longas jornadas, e o para-lama alto reforça sua vocação off-road. Completando o pacote visual, a iluminação Full LED garante melhor visibilidade e durabilidade.

Motorização e performance: confiabilidade de família
No coração da CRF 190L pulsa um motor monocilíndrico de 184,4 cm³, refrigerado a ar, SOHC e com injeção eletrônica PGM-FI. Este propulsor é bastante similar, ou até derivado, da mesma plataforma já utilizada na XRE 190 vendida no Brasil. As informações de potência apontam 15,4 cv de potência a 8.500 rpm, com um torque de cerca de 1,6 kgf.m a 6.000 rpm, acoplado a um câmbio de 5 velocidades. Embora os números de potência e torque sejam próximos aos da atual XRE 190, a expectativa é que a CRF 190L apresente uma entrega de força otimizada para o uso aventureiro.
A ciclística da CRF 190L foi projetada com foco na capacidade off-road. Ela conta com um garfo telescópico convencional na dianteira com um generoso curso de 241 mm e um monoamortecedor na traseira, garantindo boa absorção de impactos. O sistema de freios a disco nas duas rodas, com ABS de canal único na roda dianteira, proporciona maior segurança nas frenagens. Sua altura do assento, cerca de 830 mm, é um pouco mais alta que a XRE 190, proporcionando uma posição de pilotagem mais ereta e ideal para o off-road, complementada por uma impressionante distância livre do solo de 240-241 mm, excelente para superar obstáculos. Com um peso em torno de 145 kg (em ordem de marcha), ela se mostra relativamente leve e ágil para sua categoria, facilitando a pilotagem em diferentes terrenos.

Em termos de tecnologia e conveniência, a versão chinesa da CRF 190L já vem bem equipada. Possui um painel 100% digital, completo com indicador de marcha, além de iluminação Full LED para farol e lanterna. Um carregador USB é um item de conveniência muito útil para quem viaja, e o bagageiro traseiro robusto, com capacidade para até 20 kg, é ideal para transportar bagagens ou equipamentos.

Diversos fatores apontam para a CRF 190L como a substituta natural da XRE 190 em nosso mercado. A plataforma compartilhada de motor e ciclística com a XRE 190 facilitaria a nacionalização e o aproveitamento da rede de peças existente da Honda. Além disso, o apelo visual “Africa Twin” é inegavelmente atraente e alinhado com a forte demanda por motocicletas com visual de big trail, mesmo em cilindradas menores. A XRE 190 está no mercado há um tempo, e uma atualização de design e proposta, como a que a CRF 190L oferece, seria estratégica para manter a competitividade da Honda. A tendência global da Honda de investir em aventureiras de baixa e média cilindrada em diversos mercados, e a recente chegada da Sahara 300 no Brasil, reforçam essa estratégia. Por fim, o registro do design no INPI é um forte indicativo de que a Honda já tem planos para o modelo no país.
Com seu visual arrojado, motorização conhecida, especificações focadas na aventura e um pacote tecnológico atualizado, a Honda CRF 190L parece estar pronta para assumir o legado da XRE 190, oferecendo aos consumidores brasileiros um upgrade significativo em estilo e capacidade. Resta aguardar a confirmação oficial da Honda Brasil.