A Honda apresentou oficialmente nesta quinta-feira, 4 de dezembro, a nova CRF 1100L Africa Twin no Brasil. A nova aventureira chega às lojas a partir de janeiro de 2026 como uma das sete novidades prometidas pela marca japonesa para estrear no mercado nacional até 2026.
A linha 2026 da Honda CRF 1100L Africa Twin chega nas versões Standard e Adventure Sports, com opção de câmbio convencional ou DCT. Também merece destaque a nova configuração com roda dianteira de 19 polegadas, favorecendo quem roda majoritariamente no asfalto.

Os preços da CRF 1100L Africa Twin partem de R$ 85.500 na versão MT, R$ 96.346 na DCT e R$ 116.513 na Adventure Sports. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem, com cobertura do Honda Assistance no Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.
Honda CRF 1100L Africa Twin 2026: preços e cores
- Africa Twin MT: R$ 85.500 (Preto)
- Africa Twin DCT: R$ 96.346 (Branco perolizado)
- Africa Twin Adventure Sports DCT: R$ 116.513 (Cinza fosco e Branco perolizado)
Versões para cada tipo de aventura
As Africa Twin MT e DCT contam com tanque de 18,8 litros e seguem com vocação mais off-road. Enquanto a Adventure Sports se destaca por trazer câmbio DCT de série, roda dianteira aro 19” e tanque de 24,8 litros, aumentando autonomia e conforto em viagens.

O visual segue agressivo, inspirado nas competições de rally, acompanhado de ergonomia revisada, assento com regulagem de altura e carenagem frontal otimizada para desviar o impacto do vento em viagens mais longas.
Outro ponto de destaque para a linha 2026 da Africa Twin é o amplo catálogo de acessórios genuínos Honda, com 18 itens exclusivos. Dentre eles temos top box, malas laterais, bolsa de tanque, cavalete central e até uma linha completa de equipamentos para o piloto, incluindo jaquetas, calças e camisetas.

Motorização
A linha 2026 da CRF 1100L Africa Twin mantém o já consagrado motor bicilíndrico paralelo de 1.084 cm³. Ele é capaz de entregar 99,3 cv de potência e 10,9 kgf.m de torque, e possui curva elástica desde baixas rotações.
O câmbio convencional traz embreagem deslizante assistida, enquanto a versão equipada com o sistema DCT – Dual Clutch Transmission oferece trocas automáticas ou manuais via comandos no punho esquerdo, com modos de atuação específicos — incluindo opções automáticas e esportivas (S1, S2 e S3).

Segundo a Honda, mais de 300 mil unidades com DCT já foram vendidas no mundo. Desde 2022 o sistema passou a ser produzido também em Manaus.
Tecnologia que atua em silêncio a favor do piloto
As novas Africa Twin trazem um extenso pacote eletrônico gerenciado pela IMU de seis eixos, que controla o controle de tração (HSTC), wheelie control, controle de elevação traseira, cornering ABS com opção de ajuste off-road e o próprio câmbio DCT. A moto oferece quatro modos de pilotagem principais — Urban, Tour, Gravel e Off-Road — além dos modos personalizáveis USER 1 e USER 2, permitindo salvar preferências.

Para completar, o sistema de suspensões Showa EERA nas versões DCT oferece cinco modos de ajuste, incluindo Soft, Hard, Off-road e Mid, combinando conforto em baixas velocidades com estabilidade em viagens rápidas. Já a versão MT conta com suspensão Showa com ajustes manuais e curso generoso para transpor os obstáculos mais severos.
Conforto, conectividade e segurança
Na pilotagem, a posição ergonômica é favorecida pelo assento estreito, guidão alto e para-brisa com regulagem em cinco níveis. O cockpit entrega uma tela TFT colorida de 6,5” sensível ao toque, compatível com Apple CarPlay e Android Auto via Bluetooth ou cabo USB. Em suma, recursos que permitem navegação e integração total com o smartphone.

Itens como DRL duplo, faróis full LED, cruise control, protetores de mão, aquecimento de manoplas nas versões DCT e Adventure Sports e sistema ESS para frenagens de emergência fazem parte da lista de equipamentos, reforçando o perfil de viagem e segurança.