Para este ano, a Honda CRF 1100L Africa Twin será oferecida em quatro versões que se diferenciam pela capacidade do tanque de combustível e pelo tipo de câmbio, que pode ser convencional ou DCT.
Uma novidade é que a partir desta geração, a fabricação do câmbio DCT, que antes era feita exclusivamente no Japão, agora será produzida também na planta de Manaus. Isso vai permitir aumentar o volume de produção e a competitividade dentro do país.
A moto estará disponível nas concessionárias no final deste mês, com garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem.
Detalhes da nova Honda CRF 1100L Africa Twin
Sobre a nova Africa Twin, a versão de entrada é caracterizada pelo tanque de 18,8 litros e agilidade. Em 2023 será oferecida tanto com câmbio convencional como DCT, e traz novas cores e grafismos, além de ter como equipamento de série um bagageiro traseiro em alumínio, pronto para receber um baú.
A versão CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES (Eletronic Suspension), cujo tanque é de 24,8 litros, também traz novas cores e grafismos, assim como um novo ajuste no sistema DCT. Além disso, o para-brisa regulável em cinco posições foi redesenhado e está 110 mm menor na altura. Novas também são as proteções das carenagens laterais, em alumínio, bem como o bagageiro.
Todas as versões contam com farol duplo de LEDs, luzes diurnas de condução (DRL) com ajuste da intensidade de iluminação automática. O painel colorido e sensível ao toque tem tela TFT de 6,5 polegadas e permite controlar os módulos de pilotagem.
E tem mais…
Dotadas de acelerador eletrônico TBW e sistema HSTC de controle de tração, as Africa Twin contém uma plataforma inercial IMU de seis eixos, que auxilia na gestão e no funcionamento de itens relacionados aos Riding Modes como o ajuste dos parâmetros de potência em 4 níveis, freio-motor em 3 níveis, controle de tração em 7 níveis mais off e o antiwheelie de 3 níveis mais off.
Dessa forma, o motor é um bicilíndrico paralelo SOHC de 8 válvulas e arrefecido a líquido com 1.084 cm3 que gera 99,3 cv a 7.500 rpm de potência e 10,5 kgm.f de torque máximo a 6.000 rpm.
Sobre a ciclística, a Honda Africa Twin dispõe de um chassi de aço com berço semi-duplo e sub-chassi de alumínio, mesmo material usado na balança de suspensão traseira. A suspensão dianteira Showa invertida tem curso de 230 mm e tubos de 45 mm, com regulagem na pré-carga da mola, extensão e compressão.
Do mesmo modo, o amortecedor traseiro Showa oferece curso de 220 mm e a pré-carga da mola pode ser ajustada através de um comando no corpo do amortecedor.
Freios, rodas e preços
Os freios tem função Cornering ABS que otimiza o comportamento do sistema nas curvas. O disco dianteiro tipo wave de 310 mm tem cálipers Nissin de quatro pistões e montagem radial.
Já o traseiro, também do tipo wave, tem 256 mm e cáliper de pistão simples. As rodas são raiadas com aros de alumínio, sendo que a dianteira tem 21 polegadas e a traseira 18.
Na frente o pneu tem medidas de 90/90-21M/C e atrás de 150/70B 18M/C, do tipo Tubless nas versões Adventure Sports. O peso declarado em ordem de marcha da CRF 1100L Africa Twin é de 215 kg a seco, e na versão Adventure Sports pesa 221 kg a seco. As versões equipadas com câmbio DCT tem 10 kg a mais.
Os preços sugeridos (base DF) e cores disponíveis são:
- Honda CRF 1100L Africa Twin (preto fosco ou branco): R$ 81.100,00
- Honda CRF 1100L Africa Twin DCT (preto fosco ou branco): R$ 88.100,00
- Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES (branco): R$ 102.130,00
- Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES DCT (branco): R$ 109.130,00
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