A CG 160 é a motocicleta mais vendida do Brasil, contabilizando pouco mais de de 114 mil unidades emplacadas entre janeiro e maio deste ano, segundo a Fenabrave. Sua produção por aqui se iniciou em outubro de 1976, com a inauguração da fábrica da Honda em Manaus e a estreia da linha CG. Desde então, o modelo teve várias gerações até o lançamento da 9ª, no ano de 2015. E na linha 2022 ela recebeu um face-lift, preservando as características que a tornam uma das preferidas dos brasileiros.
A Honda CG 160 2022 continua disponível em quatro versões – Start, Fan, Cargo e Titan – e cada uma delas possui detalhes de acabamento que permitem a diferenciação de cada uma delas, principalmente nas rodas e nas carenagens. De resto, elas compartilham o conjunto mecânico que já era utilizado na versão anterior.
Todas as versões da CG foram repaginadas, recebendo novas molduras no painel de instrumentos e no farol. Além disso, Fan e Cargo ganharam laterais redesenhadas no tanque de combustível, enquanto a Titan ainda agrega novas aletas exclusivas na lateral do tanque e rabeta redesenhada.
Outras diferenças da Honda CG 160 Start para as demais são as rodas raiadas e os freios a tambor na dianteira e na traseira. Fan, Cargo e Titan possuem rodas de liga leve e freio a disco na dianteira, enquanto atrás o sistema utiliza tambor. Apesar dessa diferença, todas elas possuem o sistema CBS, de freios combinados.
Veja também:
Produção desacelera, mas volta a superar 100 mil unidades
Mercado aquecido: vendas de motos seminovas sobem 190%
Honda Elite 125 se destaca nos emplacamentos em maio
O chassi também é o mesmo desde 2015, com o motor integrando a estrutura. A suspensão dianteira manteve o garfo de funções separadas (SFF), com uma bengala atuando como mola e a outra como amortecedor, enquanto a traseira preservou o sistema biamortecido com regulagem de pré-carga.
Um dos modelos mais usados para fins profissionais, a Honda CG 160 recebe atenção especial no que diz respeito a ergonomia, com guidão, pedaleiras e banco oferecendo uma posição privilegiada e conforto na pilotagem. A Cargo ainda dispõe de um bagageiro com 20 kg de capacidade como item de série. A altura do assento em relação ao solo é de 790 mm para todas. O tanque de combustível tem 16,1 litros de capacidade, exceto o da Start, que suporta 14,6 litros de gasolina.
A linha CG 160 2022 utiliza em todas as versões o mesmo motor monocilíndrico 4 tempos refrigerado a ar e com sistema OHC de 162,3 cm³. A diferença fica por conta da tecnologia bicombustível, que é utilizada em todas as versões menos na Start, que roda apenas com gasolina.
A usina entrega 15,1 cv de potência máxima no etanol e 14,9 cv no derivado do petróleo a 8.000 rpm, enquanto o torque máximo é de 1,54 kgf.m (etanol) e 1,40 kgf.m (gasolina) em 7.000 giros. O câmbio é de 5 velocidades para todas as configurações com transmissão final feita por corrente. Nesse caso, o pinhão tem 15 dentes e a coroa tem 44 dentes.
Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter
A linha 2022 da CG 160 chega às concessionárias Honda a partir de julho. Seus preços tiveram um reajuste médio de R$ 500 para todas elas. A CG 160 Start custará R$ 10.520, enquanto a Cargo sai por R$ 11.900. A Fan parte de R$ 11.760, enquanto a Titan tem preço sugerido de R$ 13.040, valores para o Distrito Federal e que não incluem despesas com frete e nem seguro.
As cores disponíveis para a Start são prata metálico, vermelho e preto. A Cargo é oferecida somente com pintura branca, enquanto na Fan as opções são o azul perolizado, vermelho e preto, enquanto a CG 160 Titan pode ser escolhida entre opções cinza metálico, vermelho perolizado e amarelo perolizado. Todas possuem três anos de garantia sem limite de quilometragem, além de sete trocas de óleo gratuitas.