O segmento das nakeds de média cilindrada está mais quente do que nunca no Brasil, e a chegada da Honda CB500 Hornet intensifica o duelo com a já presente Kawasaki Z500. Embora ainda não tenhamos pilotado a nova Hornet para sentir suas reações na prática, uma análise técnica aprofundada nos permite vislumbrar para onde cada uma dessas “nuas” japonesas está mirando em 2025.

Conceito: a base esportiva compartilhada
Ambas as motocicletas nascem de linhagens com corte esportivo, aproveitando as plataformas de motor mais eficientes e confiáveis de suas respectivas fábricas. A Kawasaki Z500 herda o propulsor da Ninja 500, enquanto a Honda CB500 Hornet utiliza a mesma base de motor da NX500 (já à venda no Brasil). Essa estratégia visa garantir a tão desejada confiabilidade, baixo consumo e docilidade no uso diário.
Motores: detalhes que fazem a diferença
Conhecemos bem o motor da “Kawa”. Ele foi “ampliado” da Z400 (de 399 cm³ para 451 cm³) para cumprir as normas Euro5+. Atualmente, o bicilíndrico paralelo da Z500 entrega 45 cv a 9.000 rpm e 4,5 kgf.m de torque a 6.000 rpm. Vale notar que, para essa adaptação, a potência máxima teve uma pequena redução em relação à Z400 (que tinha 45,4 cv), mas o torque aumentou.

No caso da Honda, o motor da CB500 Hornet não sofreu grandes alterações em relação à CB500F que ela substitui. É um bicilíndrico em linha DOHC de 471 cc, injetado e refrigerado a líquido. Embora a Honda Brasil não tenha divulgado oficialmente os números de desempenho para o mercado nacional, outros mercados indicam uma potência de 47 cv a 8.600 rpm e 43 Nm de torque a 6.500 rpm. Pequenas reconfigurações na injeção eletrônica são as principais novidades internas.
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No papel, a Honda CB500 Hornet se mostra ligeiramente mais potente e com um torque marginalmente maior e disponível em rotações mais baixas, o que historicamente a torna bastante divertida e responsiva em relação às suas antecessoras. E quando o assunto é consumo, ambas as japonesas prometem eficiência: a Kawasaki Z500 registra gasto de 3,5 litros a cada 100 quilômetros em uso misto, um número que a Honda também antecipa para sua nova naked.
Onde as diferenças saltam aos olhos
É na ciclística e nos equipamentos que as duas nakeds revelam suas maiores distinções.
A Kawasaki Z500 vem equipada com um garfo tradicional de 41 mm e um único disco de freio na dianteira (310 mm, com 220 mm na traseira), ambos com componentes Nissin. Na traseira, um monochoque com ajuste na pré-carga completa o conjunto. A ausência de um garfo invertido é um dos pontos mais debatidos na linha 500 da Kawasaki.

Por outro lado, a Honda CB500 Hornet investe pesado nesse quesito. Ela ostenta um garfo invertido Showa SFF-BP com 108 mm de curso, o que, segundo a marca, “melhora significativamente a estabilidade e o manuseio em relação ao seu ancestral”. Seu amortecedor traseiro também é assinado pela Showa e conta com ajuste de pré-carga. Para a frenagem, a Hornet utiliza um sistema de disco duplo de 296 mm com pinças Nissin de dois pistões no eixo dianteiro e um disco de 240 mm na traseira. Embora os discos da Honda sejam menores individualmente, a presença de discos duplos na frente é, sem dúvida, uma vantagem em termos de poder de parada.

Na balança, a Kawasaki Z500 se destaca pelo peso-pena de apenas 167 kg em ordem de marcha, uma diferença significativa em relação aos 192 kg da Honda CB500 Hornet. Essa leveza pode influenciar diretamente a agilidade da Z500.
Tecnologia embarcada: conforto e segurança
Quando o assunto é tecnologia voltada para a pilotagem, a Kawasaki Z500 oferece o básico, porém eficiente, com luzes LED e um painel com conectividade (na versão SE). Conta ainda com embreagem assistida e deslizante, mas carece de controle de tração ou modos de motor.

A Honda CB500 Hornet, por sua vez, vem com um pacote um pouco mais robusto. É equipada com o HSTC (Honda Selectable Torque Control), sistema que regula a entrega de torque do motor para evitar o deslizamento da roda traseira em superfícies de baixa aderência, um importante recurso de segurança. Além disso, oferece o ESS (Emergency Stop Signal), que aciona os piscas para alertar veículos próximos sobre paradas bruscas, um painel TFT e iluminação full LED.

Preço e conclusão: A escolha é sua
A Honda CB500 Hornet foi lançada com um preço sugerido de R$ 43.040. A Kawasaki Z500, por sua vez, tem seu preço inicial em cerca de R$ 35.470 para a versão básica e R$ 38.870 para a versão SE.

Há uma diferença de preço que pode pesar para a Honda, que se mostra um pouco mais cara. No entanto, essa diferença se justifica pelos detalhes nos equipamentos, como o garfo invertido e o controle de tração. Por outro lado, a Kawasaki Z500 oferece uma proposta quase tão completa por um valor mais acessível, tendo como principais pontos de atenção a ausência de garfo invertido e controle de tração.

No final das contas, a decisão entre Honda CB500 Hornet e Kawasaki Z500 dependerá do seu perfil, do valor que você atribui a cada um desses diferenciais e a paixão pela marca. A potência extra e a ciclística mais sofisticada da Hornet valem o investimento adicional para você? Ou a leveza e o custo-benefício da Z500 são mais atraentes? A resposta está na sua preferência, mas uma coisa é certa: o segmento das nakeds de 500 cilindradas nunca foi tão emocionante! Deixem seus comentários.