Honda CB400
Notícias

Honda CB400 pode retornar à produção em 2024

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 18/07/2023
  • Por: Redação

De acordo com fontes vindas do Japão, a Honda está trabalhando em uma nova plataforma voltada especialmente para o retorno da CB400, eventualmente mais tarde acompanhada por uma esportiva com o mesmo motor 4 em linha.

Em 2022, a Honda anunciou o fim de produção de um dos seus modelos mais emblemáticos na média cilindrada: a CB400 Super Four. O motivo para essa desistência foram as rígidas normas antipoluição que atualmente prevalecem, além da possibilidade de a marca japonesa oferecer uma alternativa real à sua neo-clássica naked.

A realidade é que, depois de 3 décadas no mercado, a ideia de substituir siglas tão famosas parecia no mínimo complicada. Mas é verdade que, para a Honda, a evolução de um motor deste tipo foi muito difícil, ainda mais quando se destinava quase exclusivamente ao mercado japonês, com custos nem sempre justificados.

LEIA MAIS:

Detalhes da possível Honda CB400

A tudo isso devemos acrescentar o fato de outras motos premium da grife, como a VFR800 ou a sua irmã mais velha a CB1300, também terem saído da oferta da Honda pela mesma razão

Portanto, ninguém pensou que a empresa iria pensar no renascimento do modelo apenas um ano e meio depois de anunciar seu fim comercial.

No entanto, agora que ficamos sabendo que os japoneses já podem ter em pleno desenvolvimento um novo lote de Honda CB400 SF. A poucos dias surgiu a notícia da possível chegada de uma CB500 adaptada às novas necessidades da marca, e que envolveu o desenvolvimento de uma mecânica com homologação para o Euro 5.

O famoso quatro cilindros em linha de 399 cm³ com 4 válvulas por cilindro e refrigeração líquida da Honda, na sua última configuração gerava uma potência máxima de 56 cv a 11.000 rpm e torque máximo de 4 kgf.m a 9.500 rpm.

A Honda declarou para essa motocicleta uma velocidade máxima limitada de 180 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos.

Razões para o regresso deste ícone

Uma das hipóteses cogitadas pela imprensa japonesa é que a Honda está projetando este regresso por causa da Kawasaki. Desse modo, estamos nos referindo à apresentação recente da Ninja ZX-4R/RR de quatro cilindros que vem para a Europa.

A pequena esportiva da empresa de Akashi é equipado com um motor que segue a configuração mecânica usada pela Honda.

No caso da Kawasaki, estamos a falar de um tetracilíndrico de 399 cm³, refrigerado a água, com dimensões internas de 57,0 × 39,1 mm e submetido a uma compressão final de 12,3:1.

Possui um sofisticado sistema de injeção eletrônica de combustível e vem de série com o Ram-Air da marca, o que lhe permite chegar a uma potência final de 80 cv que é transmitida à roda traseira através de uma caixa de seis velocidades.

Além disso, é mais do que provável que a Kawasaki, mais cedo ou mais tarde, apareça com uma variante naked equipada com a mesma mecânica de sua irmã esportiva.

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– 
Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

Finalizando

Uma versão Z400RS seria um sucesso para a empresa japonesa neste momento, sem um verdadeiro rival na categoria, tomando conta do nicho de mercado que até pouco tempo era ocupado pela extinta Honda CB400 SF. Assim, é evidente que a Honda procuraria corrigir o erro de ter retirado o seu modelo do seu line-up.

Além disso, é possível que reagir ao seu vizinho de Akashi com a chegada de uma nova geração da Honda CB400 SF, ponderando ainda o desenvolvimento de uma versão esportiva, como a Honda CBR400RR, para tentar fazer frente à explosiva esportiva da Kawasaki que conhecemos recentemente. Vamos aguardar!

  • Honda CB400
Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado