A Honda apresentou oficialmente a nova CB1000F, uma naked de grande porte que une o visual clássico das lendárias CB750F e CB900F ao desempenho e à tecnologia mais recentes da marca. A novidade combina a base técnica da CB1000 Hornet, motor da Fireblade e o design inspirado nas motos esportivas dos anos 1980.
O modelo mantém a tradição da linha CB, que há 65 anos representa o DNA esportivo da Honda. Com linhas limpas, farol redondo, grafismos ousados e elementos que remetem à era de Freddie Spencer, a CB1000F se destaca por sua proposta “neo-retro”: clássica no estilo, mas moderna na pilotagem, diz a fabricante.

Motorização da Honda CB1000F
O coração da nova Honda CB1000F é o mesmo quatro cilindros em linha de 1.000 cm³ derivado da CBR1000RR Fireblade, completamente revisado para oferecer respostas mais vigorosas em baixas e médias rotações. A potência máxima é de 123,7 cv a 9.000 rpm, com torque de 10,5 kgf. a 8.000 rpm. Além de comandos de válvulas redesenhados e nova admissão, a moto adota um escapamento 4-2-1 com silenciador estilo “megafone”, que realça o ronco característico dos quatro cilindros.

Segundo a Honda, as relações de marcha também foram recalibradas para uma pilotagem mais suave: as duas primeiras marchas ficaram mais curtas para melhor aceleração, enquanto as demais priorizam conforto em velocidade de cruzeiro. A embreagem assistida e deslizante reduz o esforço na alavanca e evita travamentos da roda traseira em reduções bruscas.

Ciclística refinada e tecnologia embarcada
A Honda CB1000F utiliza o mesmo quadro Diamond da Hornet, mas com subchassi exclusivo para maior conforto do piloto e garupa. O conjunto de suspensões Showa traz garfo invertido SFF-BP USD de 41 mm na dianteira e amortecedor traseiro Pro-Link totalmente ajustável, garantindo equilíbrio entre desempenho esportivo e conforto urbano.

Na frenagem, o modelo conta com pinças Nissin de quatro pistões com montagem radial, discos flutuantes de 310 mm e ABS em curvas gerenciado por uma Unidade de Medição Inercial (IMU) de seis eixos. O sistema eletrônico também controla o acelerador eletrônico (TBW), o controle de tração (HSTC) e os modos de pilotagem, que incluem Standard, Sport, Rain e duas configurações personalizáveis.

O painel TFT colorido de 5 polegadas oferece conectividade via Honda RoadSync e integração com smartphone. Todo o conjunto de iluminação é em LED, e a ignição é feita pela Honda Smart Key.
Honda CB1000F: design retrô com atenção aos detalhes
Visualmente, a Honda CB1000F aposta em linhas marcantes e referências claras às CBs dos anos 1980. O farol redondo com assinatura circular, os escapes cromados e as buzinas duplas reforçam o apelo nostálgico. A ergonomia, por outro lado, privilegia o conforto, com posição de pilotagem ereta, assento de 795 mm de altura e peso total de 214 kg.

A Honda também aplicou materiais reciclados em partes como o para-lama e os painéis do assento, reforçando o compromisso da marca com sustentabilidade.
Acessórios e versões
A nova Honda CB1000F será oferecida em três cores: Prata com detalhes em azul, Prata com detalhes em cinza e Preto com grafite. A Honda ainda preparou pacotes de acessórios diferentes:
- Sport: inclui quickshifter, protetores e capa de farol;
- Comfort: traz para-brisa e assentos especiais
- Touring: com bolsas laterais e no tanque.

Preço e disponibilidade
Estreando agora no mercado europeu, a Honda CB1000F já está disponível no mercado asiático. No Japão, custa cerca de 1.397.000 ienes no Japão, valor ligeiramente acima da CB1000 Hornet (1.342.000 ienes). Por fim, mais informações sobre o lançamento global devem ser reveladas durante o EICMA 2025, em novembro.