Um dos modelos mais comentados da última edição do EICMA, o Salão de Milão, a Honda CB 650R, já está disponível no mercado norte-americano. Lá, a nova representante da família Neo Sports Café é vendida por 8 899 dólares sem as despesas de frete, o que corresponde a quase R$ 35 mil. O preço é bem próximo dos R$ 34 900 – também sem frete – cobrados aqui pela CB 650F, modelo do qual a nova naked é sucessora.
O que nos dá a esperança de ver a nova moto nas ruas brasileiras logo e em um valor não muito superior ao modelo que já é comercializado no Brasil. Com design muito próximo ao do conceito revelado no Salão de Paris, em outubro, a moto adota linhas retrô, farol redondo em LED. Da mesma forma que sua irmã maior, a CB 1000R, recentemente confirmada para o País.
Veja também:
Honda lança nova CB 650R e outras novidades em Milão
Honda revela o preço do scooter Elite 125
Honda abre museu com motos históricas ao público
O motor segue o mesmo quatro cilindros em linha DOHC de 649 cm³ e arrefecimento líquido. Mas, ficou um pouco mais potente na nova moto: de 88,5 passou para 95 cv de potência a 11 000 rpm, enquanto o torque máximo agora é de 6,4 kgf.m e continua disponível nos 8 000 giros. O câmbio é de 6 marchas e recebeu o auxílio da embreagem deslizante e assistida, para reduzir o esforço do piloto.
Outra melhoria recebida pelo modelo recentemente que permanece na CB 650R é a suspensão dianteira de dupla válvula (Showa Dual Bending Valve – SDBV). Sem regulagem externa para ajustes, ela trabalha com as duas válvulas abertas quando se anda devagar, deixando o conjunto mais macio para garantir conforto. Já quando o piloto gira o acelerador, a carga maior recebida pelo garfo fecha uma das válvulas, endurecendo a suspensão e conferindo mais estabilidade, para uso esportivo.
Resta agora saber quanto tempo a Honda vai levar para trazer a nova naked ao Brasil e, de preferência, nacionalizada, como acontece com a atual e também como será com a vindoura CB 1000R.