A Honda prepara terreno para entrar com força no segmento de crossovers de alta cilindrada. Imagens e dados de homologação na Austrália confirmam a chegada da nova CB 1000 GT, modelo baseado na naked CB 1000 Hornet e que promete unir desempenho, conforto e tecnologia em uma motocicleta com uma proposta mais dedicada à viagens.
De acordo com portais internacionais como Motorcycle.com e Motorradonline.de, a novidade deve ser revelada oficialmente pela marca da asa no início de novembro durante o EICMA 2025, em Milão. Já a sua estreia é esperada para 2026. A nova crossover japonesa disputará espaço com nomes de peso como Suzuki GSX-S 1000 GX, BMW S 1000 XR, Kawasaki Versys 1100 e Yamaha Tracer 9.

Motor da Fireblade e 150 cv de potência
Assim como a CB 1000 Hornet, a nova crossover da onda adota o mesmo motor de quatro cilindros da lendária Fireblade. Segundo os registros australianos, o propulsor entrega 150 cv a 11.000 rpm, ou seja, praticamente o mesmo desempenho da naked. O câmbio de seis marchas traz quickshifter de série, reforçando o caráter esportivo da moto.

Visual e ergonomia da Honda CB 1000 GT
A Honda CB 1000 GT traz carenagem parcial que se estende a partir do tanque. As imagens mostram que a moto tem para-brisa alto, protetores de mão e assentos mais largos para piloto e garupa. O conjunto revela uma proposta de turismo esportivo elevado, com curso de suspensão ligeiramente maior (algo em torno de 150 mm) e rodas de alumínio fundido de 17 polegadas calçadas com pneus 120/70 na dianteira e 180/55 na traseira.
O guidão mais alto e recuado, pedaleiras em posição relaxada e alças para o passageiro reforçam o foco no conforto em viagens. A distância entre eixos é de 1.465 mm, apenas 10 mm maior que a da Hornet, garantindo equilíbrio entre estabilidade e agilidade.

Peso e equipamentos
Pesando cerca de 220 kg em ordem de marcha, a CB 1000 GT se mantém leve para a categoria. O modelo deve contar com tanque de aproximadamente 20 litros e recursos eletrônicos como controle de tração, modos de pilotagem, cruise control e painel TFT colorido com conectividade.
Entre os acessórios previstos estão cavalete central, sistema de bagagem e, possivelmente, suspensão eletrônica. Embora a Honda ainda não tenha confirmado itens como radar, câmbio automático ou faróis adaptativos.