A Honda apresentou nesta sexta (23) a linha 2025 da Biz 125. O modelo, que é o 2º mais vendido da marca no país, passa a contar com duas versões: ES e EX. Seus preços partem de R$ 12.000 para a primeira, que é a opção de entrada e substitui a Biz 110i, descontinuada pela marca./ As cores disponíveis são branco, preto e vermelho.
Já a segunda, que traz um acabamento mais refinado, começa em R$ 14.970. Suas cores são azul metálico, branco perolizado e vermelho. Vale lembrar que são os preços sugeridos pela marca, ou seja, não incluem o frete e despesas adicionais.
Entre as novidades, a linha 2025 da Honda Biz 125 recebe motor atualizado, painel novo, mudanças no design, no chassi e no funcionamento dos freios. Vamos conhecer essas mudanças nas próximas linhas.
O motor da Honda Biz 125 2025
O propulsor da Biz 125 segue a mesma arquitetura do anterior: monocilíndrico inclinado a 80º e arrefecido a ar. Ele tem comando simples acionado por corrente no cabeçote de duas válvulas. Porém, há diferenças no diâmetro e no curso do pistão. Agora, essas medidas são de 50,00 x 63,12 mm, contra 52,40 x 57,90 mm de seu antecessor. Segundo a Honda, tais mudanças permitem uma oferta de torque mais robusta desde baixas e médias rotações, privilegiando a economia de combustível e melhores respostas em acelerações.
As duas versões da Biz 125 contam com o mesmo motor, porém na ES ele é alimentado apenas a gasolina, enquanto na EX o propulsor conta com a tecnologia FlexOne, ou seja, pode rodar também com etanol. O propulsor tem 123,9 cm³ de capacidade e já está totalmente adequado ao Promot5. Ele entrega 9,5 cv de potência e torque de 1,03 kgf.m.
Câmbio rotativo de 4 marchas
As trocas de marcha seguem a cargo de um câmbio rotativo de 4 marchas, sem manete de embreagem. Ou seja, para fazer as mudanças basta pressionar o pedal para baixo é. A alavanca de câmbio especialmente projetada para a Biz facilita o uso do calcanhar para reduções de marcha. Também é possível voltar para a primeira marcha apertando o pedal para frente, porém, isso ocorre apenas com a moto parada, ou seja, para reduções em movimento é necessário apertar o pedal para trás.
A fabricante destaca que não houve alteração no escalonamento do câmbio, mas uma nova corrente foi adotada, do tipo 420 no lugar da anterior, 428. A Honda informa que essa mudança pemite menor perda de energia em atrito.
Quadro novo e freio na mão
O quadro da Honda Biz 125 2025 também foi modificado. Ele segue com estrutura monobloco, porém agora com secção quadrada. A marca destaca que a mudança serve para incrementar a rigidez da moto, também conferindo um comportamento mais dinâmico na tocada. Caster e trail não foram modificados. As suspensões, por sua vez, foram recalibradas. Na dianteira temos garfo telescópico com tubos de 26 mm e curso de 100 mm. Já na traseira há braço oscilante com dois conjuntos mola-amortecedor e 86 mm de curso.
Uma das principais mudanças da Biz 125 2025 está no freio traseiro, que deixa de ser acionado pelo pedal, substituído por um manete do lado esquerdo do guidão, como nos scooters. Inclusive há um alerta no próprio punho, além de um adesivo informativo instalado abaixo do painel.
O sistema permanece com acionamento combinado (CBS), que reparte a frenagem entre os eixos dianteiro e traseiro. Na Biz 125 ES o sistema usa tambor de 130 mm nas duas rodas, enquanto na EX há disco de 220 mm na dianteira e tambor de 130 mm na traseira.
Mais novidades para a linha 2025 da Honda Biz
Na Biz 125 EX as rodas são de liga-leve, e elas calçam pneus Michelin Pilot Street nas medidas 70/90-17 e 80/100-14. Já a ES traz rodas de aço raiadas também com os Michelin Pilot Street 2, medindo 60/100-17 à frente e 80/100-14 atrás.
O painel das duas versões da Honda Biz também foi redesenhado, ambos são digitais e seguem um estilo retangular. Além da velocidade, ele traz informações como hodômetro total e parcial e nível de combustível, além de indicador de consumo instantâneo, indicador de marcha. Outra diferença entre as Biz 2025 é o sistema de iluminação, com a 125 EX equipada com luzes de posição frontais em LED.
Por fim, ambas seguem oferecendo itens que contribuem muita praticidade, como porta-objetos à esquerda para pequenos volumes como uma garrafa d´água. Também há gancho escamoteável no centro do escudo para transporte de pequenas sacolas. Por fim, ainda há o porta-capacetes sob o assento e tomada USB-C ao lado da chave de ignição.
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