Nada melhor do que um evento off-road da envergadura de um Rally dos Sertões para aproveitar e fazer o lançamento de uma linha de motos para usar no fora de estrada. E foi o que Honda fez. Para aproveitar o planejamento das equipes e pilotos para o ano de 2019 e tentar fazê-los decidir pelas suas motos, como acontece na maioria dos mercados do mundo, a marca revelou sua nova família CRF de competição, que chegam às concessionárias em setembro. Ao todo, serão cinco motos: CRF 250R, CRF 250RX, CRF 450R, CRF 450X e CRF 450XR, que virão importadas do Japão e estarão à venda ao lado da CRF 230F, fabricada no Brasil.
As motos especiais, como são chamadas as importadas de competição, receberam muitas modificações, inclusive visando menor custo de manutenção e fabricação. As versões variam os equipamentos de acordo com a utilização. A s que recebem a nomenclatura R, por exemplo, são voltadas para o motocross, portanto com capacidade de tanque menor e ajustes de suspensões mais rígidos por conta das exigências de duração e desempenho da modalidade.
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A linha XR, desenvolvida para os ralis e fundamentada na longa duração das provas, recebeu tanques mais generosos, sexta marcha e painel para o roadbook (equipamento para rodar as planilhas das provas). Segundo o marketing da Honda, além de terem perdido peso, todas as motocicletas contam com eletrônica para assistência de largada (3 níveis) e modos de entrega de potência. Veja as principais diferenças entre elas:
CRF 250R / CRF 250RX
As menores das especiais ganharam novo chassi e suspensões com mais curso, agora adotando as tradicionais bengalas com regulagem hidráulica independente, deixando as bengalas assimétricas anteriores. O motor de 249,4cc deixou de ter o comando único (Unicam) e passou a adotar o duplo (DOHC) de quatro válvulas.
A versão R, de motocross tem tanque de titânio com capacidade para 6,3 litros, na RX voltada para rali e enduro, o material utilizado foi o polímero de alta resistência e nele cabem 8,5 litros de gasolina. Nela, o aro da roda traseira é de 18”, uma polegada menor do que na R. A CRF 250R sai por R$ 40 590, enquanto a CRF 250RX tem preço de R$ 41 990.
CRF 450R / CRF 450X / CRF 450XR
As versões de maior cilindrada mantiveram o motor com comando único (Unicam) de quatro válvulas, mas receberam outro diagrama. O pistão é novo, a taxa de compressão aumentou e, segundo a fábrica, potência e torque também estão maiores (não revelaram os números). As alterações no chassi e balança deixaram as motos mais magras: a R e XR pesam agora 112 kg, enquanto a X tem 124,5 kg.
Entre elas, também existem diferenças nos tanques de combustível, sendo que o da R é de titânio com capacidade para 6,2 litros de gasolina, na X e na XR o depósito é de polímero plástico e cabem, respectivamente, 7,6 e 6,2 litros. O conjunto de suspensões é idêntico ao das 250, com regulagem de compressão e retorno nas bengalas e no amortecedor. A pré-carga também pode ser ajustada e o curso é de 305 mm na dianteira e 312 mm atrás. Os Preços são de R$ 43 590 para CRF 450R, R$ 44 590 para a CRF 450X e R$ 44 990 para a CRF 450RX.
Texto: Ismael Baubeta
Fotos: Honda