A Honda revelou na última quarta-feira (4) a linha 2024 da Africa Twin, que chega ao mercado europeu trazendo como novidades algumas mudanças visuais, novas cores e roda dianteira de 19 polegadas para a variante Adventure Sports, além de uma suspensão de curso mais curto, o que, segundo a marca, favorecerá a sua utilização nas estradas.
Inclusive algumas destas novidades já eram esperadas para a maxitrail da Honda, conforme indicavam algumas patentes que circulavam no exterior, e nós já haviamos falado a respeito há alguns dias aqui em MOTOCICLISMO ONLINE.
Apesar desta mudança, a Honda também manteve a opção de aro 21 na dianteira para a Africa Twin ‘standard’, preservando sua proposta aventureira e, consequentemente, melhorando sua utilização no off-road. Por enquanto elas chegam apenas ao mercado europeu, mas possivelmente o Brasil será agraciado com essas novidades para a Africa Twin nos próximos anos.
O motor da Honda CRF 1100L Africa Twin segue o mesmo bicilíndrico paralelo de 1.084 cm³, usina que segue entregando 102 cv de potência na Europa, e que nesta nova versão, o torque máximo alcança 11,4 kgf.m em 5.500 rpm, ou seja, alcançando seu pico em menor rotação.
LEIA MAIS
- Moto de Ouro: quem leva entre as trail?
- Speed 400 e Scrambler 400 X: veja os preços das novas motos Triumph
- Edição comemorativa da Triumph Tiger 900 é lançada no Brasil
Ele também teve a taxa de compressão revista de 10,1:1 para 10,5:1, o que, juntamente com alterações comando de válvulas, de admissão e nas configurações da ECU que aprimoram o desempenho deste motor.
As suspensões foram revistas, e agora usam o sistema semiativo Showa EERA, que entrega 5 modos de amortecimento hidráulico. As rodas das duas versões são raiadas, porém equipadas com pneus diferentes: a Africa Twin usa Metzler Karoo Street, enquanto a Adventure Sports está equipada com Bridgestone Battlax Adventure – ambos sem câmara.
Siga a MOTOCICLISMO nas redes:
Instagram | Facebook | Youtube
Twitter | GoogleNews
Tanto Africa Twin quando Africa Twin Adventure Sports usam o mesmo para-brisa, maior e com 5 níveis de ajuste de altura, favorecendo a proteção do piloto contra o vento. A moto também incorporou uma carenagem redesenhada na dianteira. O assento da moto também foi revisado, agora é feito com espuma de uretano 15 mm mais espessa do que a usada na versão anterior, favorecendo o conforto em longas viagens.
As duas versões da CRF 1100L Africa Twin continuam sendo oferecidas tanto com transmissão convencional quanto com o sistema DCT, que usa dupla embreagem automatizada – e para 2024 ele foi modificado para aproveitar melhor as mudanças do motor.
A Honda ainda disponibiliza quatro pacotes de acessórios para a Africa Twin visando atender as diferentes propostas da moto, chamados Rally, Adventure Combi, Urban e Travel. Eles podem ser adquiridos individualmente ou nos pacotes, e incluem itens que como protetores de chassi, bancos menores e maleiros com capacidade para até 128 litros de bagagem, entre outros.