A Harley-Davidson terá sua própria categoria na MotoGP a partir de 2026. A fabricante norte-americana e a Dorna anunciaram que uma nova classe exclusiva para a marca integrará o Mundial de Motovelocidade a partir do ano que vem.
Como é o novo campeonato da Harley-Davidson na MotoGP?
Em comunicado revelado no último sábado, os envolvidos informam que o grid será composto por seis a oito equipes. Cada uma delas terá dois pilotos, e apoio total da Harley-Davidson Factory Racing. O novo campeonato prevê corridas na América do Norte e Europa. sendo 12 corridas distribuídas em seis etapas, ou seja, cada etapa terá rodada dupla desta nova categoria.

Com qual moto os pilotos vão correr?
Nesta nova classe, os pilotos competirão com motocicletas do modelo Road Glide preparadas para corridas pela divisão de competições da Harley-Davidson. Segundo a casa de Milwaukee, as motos pesam 280 kg. Já seu motor entrega mais de 200 cv de potência e 25 kgf.m de torque. Nesse sentido, a velocidade máxima supera os 300 km/h.

Datas e pilotos desta nova categoria
Mais detalhes sobre o calendário e quais pilotos disputarão a nova série que integra o Mundial de Motovelocidade serão revelados ao longo do ano. Vale lembrar a Harley-Davidson já participa do King of the Baggers no MotoAmerica, o principal evento de motovelocidade dos Estados Unidos.
Com a palavra, a Harley-Davidson
Atual CEO da Harley-Davidson, Jochen Zeitz afirma que a nova categoria é parte importante para as ambições globais da marca no esporte à motor. “Temos ido pioneiros em desempenho dentro e fora das estradas há mais de 120 anos, demonstramos desempenho em corridas e sabemos que nossos pilotos e fãs estão ansiosos por mais”, declarou o executivo.

“Estamos entusiasmados em trazer uma nova forma de corrida para o cenário mundial. Este não é apenas um capítulo novo e ousado para a nossa marca, celebrando nossa herança enquanto avançamos para o futuro, mas também adicionará um espetáculo incrível ao maior evento de motociclismo do mundo.”
E com a palavra, a MotoGP
CEO da Dorna Sports, organizadora da MotoGP, Carmelo Ezpeleta também comemorou a parceria com a Harley-Davidson. “Oferecemos uma plataforma verdadeiramente internacional para a Harley-Davidson expandir seu alcance global, e a Harley-Davidson está perfeitamente posicionada para se juntar a nós e levar nosso esporte a novos públicos”, afirma o dirigente.

“Esta parceria tem grande potencial para ambas as nossas estratégias e proporcionará um verdadeiro espetáculo para os fãs, trazendo um sabor completamente novo aos fins de semana de Grand Prix em que a categoria competirá.”, finaliza.