Notícias

GWM surpreende no Salão do Automóvel com a gigante Souo S2000

  • Publicado: 20/11/2025
  • 3 Minutos de leitura

A GWM decidiu ampliar seu território no mercado brasileiro e surpreendeu ao levar ao Salão do Automóvel de São Paulo 2025 não só sua linha de carros e utilitários eletrificados e híbridos, mas também uma motocicleta que promete sacudir o segmento touring: a Souo S2000.

É a primeira vez que a marca exibe a moto em um evento nacional, e ela chega justamente no palco em que a gigante chinesa quer reforçar sua estratégia de mobilidade no Brasil. No entanto, a presença da Souo S2000 serve para medir o interesse do público no modelo, ou seja, seu lançamento por aqui ainda não tem uma previsão para acontecer.

Souo S2000 é uma touring V8 para competir com os gigantes

Apresentada no último Salão de Motos de Pequim, a Souo S2000 marca a entrada da GWM no universo das duas rodas, e já mirando alto. A touring tem versões S e GT, e está posicionada para disputar espaço com ícones do segmento como Honda Gold Wing, BMW K 1600 e modelos estradeiros da Harley-Davidson.

O grande destaque, claro, é o coração da moto: um motor boxer de oito cilindros com 2.000 cm³ de capacidade. Ele entrega 154 cv de potência e atua em conjunto com um câmbio DCT de oito marchas. É uma configuração simplesmente inédita no mercado atual e que coloca a S2000 entre as motocicletas de produção com maior cilindrada do mundo.

Ciclística de alto nível e foco em conforto

Para lidar com o tamanho e a proposta da moto, a GWM equipou a S2000 com um conjunto ciclístico robusto. Na dianteira, a touring adota suspensão do tipo Hossack com amortecedor central — solução que prioriza estabilidade e absorção de impacto superior ao garfo tradicional. A traseira traz balança em alumínio com amortecedor único, tudo preparado para trabalhar com sistemas semiativos.

Os freios são Brembo, com discos duplos e pinças radiais, mostrando que a marca não economizou no pacote premium. O chassi de alumínio ajuda a manter rigidez estrutural, enquanto a entrega de torque é descrita como linear e voltada à condução confortável tanto na cidade quanto em longos trechos rodoviários.

Tecnologia de ponta para uma moto fora do comum

A GWM reforça que a S2000 não é apenas uma touring gigante, é também uma vitrine tecnológica. A moto traz:

  • Iluminação full-LED com DRL
  • Piscas integrados aos retrovisores
  • Alerta de ponto cego e de colisão dianteira
  • Controle de cruzeiro
  • Painel digital touchscreen de 12,3 polegadas

O painel, em especial, chama atenção por fugir do tradicionalismo do segmento, que costuma manter interfaces conservadoras. A S2000 adota uma abordagem moderna, alinhada ao estilo futurista dos carros elétricos da própria GWM.

Estreia no Brasil e produção na China

Produzida na China, a Souo S2000 será uma das principais estrelas do estande da GWM no Salão do Automóvel. E, segundo a marca, sua presença no evento serve como prévia de sua entrada no segmento de motocicletas premium. Com a moto exibida ao lado de sua linha global de carros e SUVs, a empresa reforça sua visão de mobilidade integrada e multiplataforma.

Contudo, a chegada da Souo S2000 ao Brasil ainda não tem previsão oficial. Apesar disso, a apresentação no evento paulista indica que a GWM quer participar do segmento das estradeiras de luxo em nosso mercado e, nesse sentido, provocar fabricantes tradicionais em um território que parecia intocável.

Mais motos no Salão do Automóvel 2025

O Salão do Automóvel 2025 começa dia 22 no Anhembi e segue até 30 de novembro. O evento volta a ser realizado após uma pausa de sete anos. E esta edição reunirá alguns fabricantes de motos.

Além da GWM Souo S2000, os apaixonados pelas duas rodas também poderão conferir as novidades das asiáticas Honda, Suzuki, Haojue, Kymco e Zontes, e das italianas Vespa e Piaggio.

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado