Fruto da união de Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha com outras gigantes do setor automotivo do Japão para criar motores alimentados por hidrogênio, a HySE (Hydrogen Small mobility & Engine technology) anuncia participação no Rally Dakar 2024, que acontece de 5 a 19 de janeiro na Arábia Saudita.
O novo veículo da HySE não vai disputar as principais categorias do Dakar, e sim a Mission 1000, divisão especial que visa incentivar os fabricantes a desenvolverem tecnologias focadas na descarbonização. Vale destacar que a companhia – que também conta com a participação da Toyota – foi criada há alguns meses com a intenção de desenvolver estes motores, que em um primeiro momento devem equipar veículos de pequeno porte e com foco em mobilidade urbana.
Para disputar a prova off-road mais desafiadora do mundo, a organização aposta no HySE-X1, um UTV alimentado por um propulsor de quatro cilindros em linha movido a hidrogênio e com 998 cm³ de capacidade. Seu chassi foi desenvolvido pela Overdrive Racing, da Bélgica, e teve a estrutura modificada para comportar um tanque de combustível de hidrogênio e um sistema especial para abastecimento.
LEIA MAIS:
- TY-E 2.2: eis a evolução da moto elétrica de trial da Yamaha
- Novo UTV esportivo da CFMoto é lançado no Brasil
- MOTOCICLISMO 310: confira os principais destaques desta edição
Kenji Komatsu, presidente da HySE e diretor executivo do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Técnico da Yamaha Motor Co, diz que a participação no Dakar serve para estudar como o novo motor a hidrogênio se comporta em condições extremas. “Ao participar do evento, podemos identificar possíveis problemas e refinar nossa tecnologia para resolver os temas técnicos necessários para o estabelecimento de pequenas mobilidades a hidrogênio o mais rápido possível”, finaliza o executivo.
Quer concorrer a uma Bajaj Dominar 160? Então participe do prêmio MOTO DE OURO! Assim você ajuda MOTOCICLISMO a eleger as motos e marcas mais queridas do Brasil! Clique aqui e participe!