Modelos de entrada da BMW Motorrad, a naked G 310 R e a trail G 310 GS são vendidas no Brasil desde 2017 e, até agora, não passaram por mudanças significativas. Porém, parece que o momento de as motocicletas da marca bávara desenvolvidas em conjunto com os indianos da TVS (grupo que recentemente comprou a britânica Norton) ganharem uma atualização finalmente chegou.
O Ride Apart flagrou os dois modelos em testes, e logo de cara podemos ver mudanças sutis na estética, principalmente na dianteira das motos. Elas apresentam um novo modelo de farol com ângulos mais nítidos e conjunto total LED.
Na nova GS o bico está um pouco mais estreito, e o design dos painéis laterais ganharam um desenho mais agressivo. Já na naked R o farol está mais apontado para a frente, enquanto o tanque de combustível apresenta novas divisões laterais.
Outras mudanças que elas devem ganhar são atualizações eletrônicas para atender aos padrões de emissão, o europeu Euro5 e o indiano BS6, com a implantação de escape retrabalhado com catalizador melhorado.
Tanto G 310 R quanto G 310 GS utilizam um motor monocilíndrico de 313 cm³ refrigerado a água, que entrega 34 cv de potência a 9.200 rpm e torque máximo de 2,85 kgf.m a 7.500 rpm, números que podem melhorar após a implantação das atualizações. Além disso, segundo os argentinos do LaMoto, ambas podem ganhar embreagem deslizante, já que a TVS, parceira da BMW no desenvolvimento dos modelos, oferece esse tipo de embreagem em outras motocicletas.
De acordo com as fotos, o que se refere a ciclística ela não terá mudanças, permanecendo com garfo invertido dianteiro, suspensão monoshock, estrutura de aço tubular, braço oscilante e freios ABS.
Segundo fontes internacionais, as novas BMW G 310 R e G 310 GS seriam apresentadas no próximo EICMA, mas como a marca não vai participar do salão é provável que ambas sejam mostradas evento online realizado pela fabricante alemã, assim como aconteceu com a nova custom R 18. Aguardamos ansiosamente a chegada dessas novidades!