O financiamento de motos no Brasil totalizou mais de 162 mil unidades em novembro, segundo levantamento da B3 com base no Sistema Nacional de Gravames (SNG). Do total, cerca de 46 mil motos eram zero quilômetro, enquanto outras 116 mil correspondiam a modelos seminovos, mantendo o domínio dos usados no mercado de crédito.
Apesar do volume expressivo, o resultado representa um recuo de 13,5% em relação a outubro, quando foram financiadas aproximadamente 187 mil motocicletas no país. No mês anterior, 49 mil unidades zero quilômetro foram adquiridas por meio de financiamento, enquanto as seminovas somaram 138 mil unidades.

Na comparação anual, porém, o desempenho é positivo. Em novembro de 2024, o mercado havia registrado 139 mil motocicletas financiadas. O número atual indica crescimento de 16,6%, reforçando a retomada gradual do crédito para o segmento de duas rodas.
Mercado de financiamentos mantém ritmo forte em 2025
Considerando todos os tipos de veículos, o financiamento automotivo avançou em novembro, com 623 mil unidades financiadas entre motos, autos leves e pesados. O volume representa alta de 3% frente ao mesmo mês do ano passado e configura o melhor resultado para novembro desde 2011, consolidando o desempenho mais robusto dos últimos 14 anos.

No acumulado de 2025, de janeiro a novembro, as vendas de veículos financiados somaram 6,641 milhões de unidades. O crescimento foi de 1,2% em relação ao mesmo período de 2024, o equivalente a 76 mil contratos a mais no mercado nacional.
Usados seguem liderando o crédito automotivo
Os veículos usados continuam como principal motor do financiamento no Brasil. Em novembro, esse segmento respondeu por 398 mil unidades financiadas, enquanto os modelos novos registraram 207 mil contratos. A tendência reforça o apetite do consumidor por alternativas mais acessíveis, especialmente em um cenário de crédito ainda seletivo e custos elevados para veículos zero quilômetro.